Home > Notícias

Memória DRAM de 1 GB substitui a de 512 MB como padrão em PCs

Maioria dos PCs saindo de fábrica poderão rodar o Windows Vista

Por IDG News Service/Taiwan

24/10/2007 às 13h48

Foto:

Atualizada em 25/10/2007, às 12h01

A memória DRAM (dynamic RAM) de 1 gigabyte (GB) substituiu a de 512 MB como padrão de mercado na indústria de PCs em outubro, segundo dados do DRAMeXchange, um sinal de que a maioria dos PCs saindo de fábrica poderão rodar o Windows Vista.

Leia mais:

A transição para o novo padrão de DRAM levou mais tempo que muitas empresas esperavam. Diversos fabricantes construíram fábricas se antecipando a uma rápida substituição do XP pelo Vista, que não aconteceu. A adoção do mais recente sistema operacional da Microsoft está ocorrendo mais lentamente que os fornecedores de DRAM apostavam.

O investimento dos fornecedores em novas fábricas, no entanto, causou um excesso de componentes no mercado e, com isso, os preços de memórias caíram 70% neste ano, muito perto do preço de produção.

O preço de chips de memória de 1 GB no padrão DDR2 (double data rate, second generation) DRAM rodando a 667 MHz caiu 12,5% nas duas últimas semanas, para 2,63 dólares, uma nova marca mínima para o setor, segundo a DRAMeXchange.

“Não esperamos uma melhoria na lucratividade dos fornecedores de chips de memória até o segundo semestre de 2008, a não ser que haja uma estabilização ou recuperação de preço”, disse Warren Lau, analista do mercado de chips da Macquarie Research.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail