Home > Notícias

PCs residenciais ajudam pesquisadores a entender melhor o universo

Computadores voluntários serão usados para cálculos de estudos cosmológicos

Por Redação do IDG Now!

25/10/2007 às 12h23

Foto:

Mistérios do universo podem ser desvendados com a ajuda de computadores pessoais. Esta é a idéia de um novo projeto de computação distribuída da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que permite que pessoas de todo o mundo participem de uma pesquisa avançada de cosmologia usando seus micros em casa.

Leia mais:

O projeto Cosmology@Home, financiado pela National Science Foundation (NSF-EUA) , se parece com o SETI@Home, programa da Universidade da California em Berkeley, que busca evidências de transmissões extraterrestes via rádiotelescópio.

“Quando você rodar o Cosmology@Home em seu computador, ele usa parte do poder de processamento da máquina, bem como espaço em disco e banda de acesso”, informa o líder do projeto Benjamin D. Wandelt, professor de Astronomia e Física em Illinois.

“Nosso objetivo é buscar modelos cosmológicos que descrevam nosso universo e compará-los com dados astronômicos e físicos disponíveis", explica Wandelt.

Para alcançar o objetivo, os microcomputadores participantes devem calcular probabilidades observadas em milhões de modelos teóricos seguindo diferentes parâmetros. As previsões são comparadas com dados reais, incluindo flutuações em microondas cósmicas, distribuição de galáxias em larga escala e aceleração do universo.

Além disso, o Cosmology@Home também pode ajudar a desenvolver outras observações cosmológicas, preparando o terreno para análises de futuros conjuntos de dados, como os que serão coletados pela espaçonave Planck, diz Wandelt.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail