Home > Notícias

Facebook fecha parceria com RIM para levar rede social ao BlackBerry

Facebook e RIM vão integrar rede social na linha BlackBerry

Por IDG News Service/EUA

25/10/2007 às 14h39

Foto:

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (24/10) que fechou acordo com a Research in Motion para levar sua rede social para a plataforma móvel BlackBerry.

Leia mais:

A operadora T-Mobile nos Estados Unidos será a primeira a integrar o aplicativo do Facebook nos aparelhos que vende, mas usuários de qualquer rede poderão baixar o software a partir da próxima semana, afirmou o co-fundador e vice-presidente de engenharia da rede, Dustin Moskovitz.

Além de publicar e classificar fotos no Facebook tiradas com o aparelho, o Blackberry permitirá a definição de ringtones para eventos da rede social e o convite de amigos por meio do seu e-mail.

Focado inicialmente em estudantes de faculdades, o Facebook abriu seu acesso no ano passado para a comunidade e membros com cerca de 35 anos compõe o segmento que mais crescem, afirmou Moskovitz.

A RIM tem suas raízes no e-mail corporativo ligado a servidores especializados, para que a parceria possa ajudar o Facebook a crescer exatamente onde há procura.

O anúncio foi divulgado no mesmo dia em que a Microsoft comprou um 1,6% da rede social por 240 milhões de dólares, movimento financeiro que coloca o preço do Facebook em cerca de 15 bilhões de dólares.

Além da parceria com a RIM, o Facebook ainda anunciou contrato com a primeira operadora fora da América do Norte a integrar seus serviços em celulares, a britânica O2, e divulgou novidades na versão móvel da rede.

Uma extensão anunciada pelo executivo permite que usuários adicionem informações de aplicativos desenvolvidas por terceiros para o Facebook como uma caixa em seus perfis móveis.

Como exemplo, Moskovitz mostrou o perfil de um usuário que listou duas causas suportadas. Outra extensão permite que organizações mandem mensagens de texto para usuários que suportam determinada causa, algo que se reflete na versão online do serviço.

Além de telefones celulares habilitados pelas operadoras norte-americanas e do BlackBerry, o Facebook também formatou seus serviços para o iPhone, da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail