Home > Notícias

Safari supera IE e Firefox em teste de velocidade de browsers

Versão beta do Safari 3 para Windows carregou páginas mais rápido

Por Computerworld / EUA

25/10/2007 às 14h23

Foto:

O browser Safari, da Apple, é mais rápido do que os rivais Internet Explorer, da Microsoft, e Firefox, da Mozilla, revela um teste feito pela empresa Web Performance Inc., de Durham, na Carolina do Norte (EUA).

Leia mais:

Michael Czeiszperger, gerente geral da Web Performance, resolveu usar seu tempo livre para comprovar uma afirmação da Apple, feita em junho, de que seu browser era o mais veloz do mercado. Usou seu tempo livre e algumas ferramentas para medir a velocidade de atualização de páginas nas versões para o sistema operacional Windows, dor browsers IE7, Safari e Firefox 2.

Cada navegador foi direcionado aos 16 sites mais visitados da rede, segundo o ranking do Alexa, no final de agosto. Após um período de dois dias, com múltiplos testes rodando ao mesmo tempo, foi feita uma média do tempo em que cada browser levava para carregar as páginas.

Em todas as situações, segundo Czeiszperger, a versão beta do Safari 3 para Windows foi a mais rápida em termos de carregamento de páginas.

Ao avaliar o tempo de atualização dos sites armazenados em cache e não carregados de um servidor local, entretanto, a diferença entre Safari e IE, e Safari e Firefox foram mínimas, segundo o comparativo.

Já o carregamento de uma página pela primeira vez, o Safari foi em média 1,1 segundo mais rápido do que o IE7 e 1,4 segundo mais veloz do que o Firefox. "Em uma conexão típica de 'alta velocidade', este aumento de performance costuma ser notado", afirma Czeiszperger.

As medições de Czeiszperger estão disponíveis na internet.

O Safari 3 para Windows deve deixar de ser beta na próxima sexta-feira (26/10), quando a Apple lança o browser como parte do novo sistema operacional Mac OS X Leopard. O Safari 3 pode ser baixado gratuitamente no site da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail