Home > Notícias

Varejo responde por 60% do volume de vendas em informática no Brasil

IDC revela que varejo responde pela maior parte das vendas em informática

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

25/10/2007 às 16h04

Foto:

De todo o volume de vendas de informática do mercado brasileiro, 60% passam pelo varejo, segundo dados divulgados pela IDC Brasil nesta quinta-feira (25/10), durante o evento IDC Consumer Seminar.

Leia mais:

De acordo com Reinaldo Sakis, analista sênior da consultoria, 50% correspondem a vendas a usuários residenciais e 10% a vendas para pequenas empresas, com menos de dez funcionários.

“A venda de computadores mais baratos é um dos fatores que chamam o usuário para o varejo”, constatou o analista, referindo-se aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo aos fabricantes de computadores nos últimos anos.

No plano mundial, 40% das vendas de informática são feitas por meio do varejo. Neste ano, os negócios do setor de tecnologia em consumo movimentarão 470 bilhões de dólares, segundo Sakis.

De acordo com dados complementares da consultoria Marco, as vendas do varejo são mais focadas em preço, portanto, o mix de produtos do segmento tem predominantemente máquinas de configurações mais básicas.

Em contrapartida, as revendas e integradores de informática e games oferecem configurações mais avançadas e maior variedade de produtos, porém têm uam importância menor para os fabricantes do setor.

Na avaliação de ambas as consultorias, há um potencial para que o varejo amplie a oferta de serviços relacionados a informática, assumindo um papel mais consultivo na venda dos produtos.

“Um caminho possível são parcerias entre os revendedores especializados e as grandes lojas do varejo para atender melhor o cliente”, aponta Henrique de Campos Jr., gerente de marketing e business intelligence da Marco.

Na visão da consultoria, essa mudança no papel do varejo nas vendas de informática passa pela oferta de pacotes que integrem os PCs a outros eletrônicos e pelo treinamento dos funcionários.

Em uma iniciativa pioneira, a rede Carrefour anunciou nesta quinta que passará a vender serviços de instalação e suporte aos seus clientes em parceria com a Telefônica e com o apoio de outras empresas de tecnologia, como Microsoft, Intel e a rede de nsino em informática Microlins.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail