Home > Dicas

Converta músicas de CDs para arquivos MP3 no Linux

Passo-a-passo ensina usuário a fazer isso a partir da distribuição do Ubuntu Feisty 7.04

Por Cristiano Meira Magalhães, especial para PC WORLD*

25/10/2007 às 15h02

pinguim_fone_70.jpg
Foto:

pinguim_fone150Lidar com conteúdos multimídia talvez seja uma das maiores preocupações do usuário comum que decide migrar do Windows para o Linux. Ao longo do tempo que venho usando o sistema operacional de código aberto, diversas questões relacionadas ao tema já me forma feitas, dentre elas destaco:

  • "No Linux é possível extrair CD's em MP3?"
  • "Como faço para ouvir meus arquivos MP3 no Linux?"
  • "Dá para assistir meus vídeos e também DVDs usando o sistema do Pingüim?”

Para acabar de vez com o mito de que o Linux não oferece um ambiente para a realização das tarefas mais comuns de quem usa um PC, preparei uma pequena série com dicas que resolvem essas questões e que serão publicadas nas próximas semanas.

A dica de hoje vai resolver o problema mais comum: como fazer o Linux trabalhar com o formato MP3, muito utilizado para quem gosta de armazenar músicas no PC. Existem diversos programas para extrair músicas de um CD comum e convertê-las em MP3 usando o Linux. Este passo-a-passo mostra como fazer isso com o Grip, um utilitário fácil de usar porque oferece uma interface gráfica muito boa, ideal para quem está acostumado com o ambiente do Windows.

Etapa 1 – Instale o Grip e o Lame
Antes de executar o Grip é preciso ter certeza de que ele está instalado em seu computador. Verifique também se o pacote lame - um encoder famoso utilizado pelo Grip (e por muitos outros programas Linux) para converter os formatos de áudio WAV para MP3. Faça isso usando o seguinte comando:

$ dpkg -l grip lame

Caso a legenda de um desses pacotes seja diferente de "ii", será necessário instalar esses pacotes em sua distribuição. Para fazer isso, digite:

$ sudo aptitude install grip lame

Pode-se também fazer a instalação desses pacotes no modo gráfico, utilizando o Synaptic. No menu do Gnome, escolha Sistema, Administração e depois Gerenciador de Pacotes Synaptic.++++
Etapa 2 – Execute o Grip para extrair as faixas de áudio
Com o Grip instalado, execute o programa usando o Gnome: Escolhe Aplicações, Som e Vídeo e Grip. Uma vez iniciado o programa, você verá uma tela muito parecida com a imagem ao lado.

Siga as orientações abaixo:

A – Insira um CD de áudio e selecione as faixas que você deseja extrair

B - Clique na aba Configuração

linux_grip_01

C - Clique na aba Extrair

linux_grip_02++++

D - No campo Extrair arquivo em formato, escolha uma pasta na qual o Grip irá gravar os arquivos WAV. Esses arquivos serão escritos temporariamente durante a extração; após a conversão para MP3, eles serão devidamente apagados do seu disco

linux_grip_03

E - Ao lado da aba Extrair, clique na aba Encode. No campo Codificador, selecione o lame

linux_grip_04a++++

F - Ainda na mesma aba, no campo Encode file format, selecione a pasta onde os arquivos convertidos serão gravados

linux_grip_04b

G - Clique na aba Extrair

linux_grip_05

H - Clique no botão Extrair e Codificar

linux_grip_06

Agora é só relaxar. O Grip fará o trabalho rapidamente. Aproveite para tomar um suco e, quando voltar as faixas de áudio selecionadas já terão sido devidamente convertidas para o formato MP3.

(*) Cristiano Meira Magalhães é engenheiro e aficionado por Linux. Para entrar em contato com ele, envie um e-mail.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail