Home > Notícias

Aprenda a fazer o tempo na frente do PC render mais

Simplifique sua vida com esses 14 utilitários e seja (ainda) mais produtivo

Por Lincoln Spector, PC World EUA

26/10/2007 às 11h10

portatil_pop70x84.jpg
Foto:

portatil_pop150x100Você gasta muito tempo no computador. Mas espere. Antes que você se levante e vá embora, considere a possibilidade de fazer da sua vida virtual mais produtiva. Conheça 14 utilitários – a maioria gratuito – que irão aliviar a repetição e confusão que faz seu PC trabalhar devagar e irritantemente.

Alguns dos utilitários simplificam tarefas comuns do computador, como executar programas e queimar CDs. Outros ajudam você a trabalhar melhor com arquivos – encontrar aqueles que você quer, renomeá-los em massa e enviá-los para onde você quer que eles fiquem. Ainda, utilitários que irão ajudá-lo a mecanizar seu trabalho com macros e textos boilerplates. E o restante simplifica tarefas que não deveriam ser complicadas como, por exemplo, usar o Office 2007.

Invista um pouco em esforços – e talvez um pouco de dinheiro – para facilitar sua vida. Então você poderá tirar um tempo de folga e aproveitar as horas economizadas.

Simplifique tarefas comuns
Todos nós executamos programas, queimamos CDs e DVDs, damos passos a mais para remover a formatação de textos que queremos de forma simples. Os programas nessa categoria gerenciam essas tarefas com pouca dificuldade, possibilitando que você economize tempo e evite cabelos grisalhos prematuramente.

Launchy
O Windows já possui uma linha de comando, mas o Launchy de Josh Karlin tem uma melhor. Apenas pressione Alt > Espaço e a janela de comandos do Launchy aparece na sua tela. Digite uma palavra e o utilitário apresenta uma lista dos arquivos compatíveis – tanto programas quanto documentos. Por exemplo, quando digitei “word”, o Launchy respondeu trazendo o Microsoft Word, WordPad, WordPress (dos meus favoritos no Firefox) e um documento chamado Word Play. Pressionando Enter, ele carrega sua seleção e fecha o Launchy.

Você pode configurar o Launchy clicando com o direito nele. Ele vem com muitos skins e com plug-ins com nomes como Calcy, Explory and Foxy. Outros plug-ins estão disponíveis no website do Launchy.

Preço: Gratuito.
Faça download do Launchy aqui.

ActualDoc Standard
O menu do recente Windows Documents é uma ótima idéia, mas mal executada. A Microsoft ainda não compreendeu que essa lista deveria ser filtrada por tipo de arquivos, e que os usuários agradeceriam um pouco mais de privacidade.

Por sorte, a Flexigensoft compreendeu isso e oferece uma melhor alternativa chamada ActualDoc. O programa, gratuito, fornece duas maneiras de encontrar um arquivo recentemente usado. Você pode clicar com o direito no ícone Systray para listas por categoria – documentos, documentos da internet, desenhos e imagens, e por aí vai. Ou você pode dar um duplo-clique no mesmo ícone para ter acesso ao programa completo, onde você pode usar a seta para selecionar por data ou tipo de arquivo (assim como documentos do Word e arquivos de texto).

Opções de segurança limpam a lista de recentes documentos do Windows e uma senha protege o ActualDoc. O pacote ActualDoc Pro (que custa € 20) tem como adicionais um exibidor de arquivos, categorias customizadas e procura de documentos.

Preço: Gratuito (versão Pro custa € 20).
Faça o download do ActualDoc aqui.

PureText
Eu tentei manter o número de programas de autoloading em meu PC o mínimo possível, mas me recusei a remover o PureText do meu sistema. Quando você cola algum texto em praticamente todos os programas do Windows, você recebe os dois, texto e formatação. Mas na maioria das vezes, o que você mais precisa é do texto.

PureText de Steve Miller, nos dá a opção de escolher colar apenas o texto. Uma vez que você tiver essa ferramenta gratuita em sua máquina, será possível retirar toda formatação do texto e inserir em sua aplicação atual, simplesmente pressionando as teclas (comandos) definidas pelo usuário. Eu recomendo colar usando o padrão Windows > V, porque é similar aos padrão Control > V.

Preço: Gratuito
Faça o download do PureText aqui.

Command Burner
Queimar arquivos em um CD ou DVD não deveria ser difícil. E de fato não é com o programa gratuito da Cortex IT. Esse utilitário de apenas uma caixa de diálogo, permite que você selecione o arquivo ou pasta que deseja colocar no disco e então, clique Burn.

Command Burner tem de fato algumas limitações. Você não pode arrastar um arquivo ou pasta para o programa. E o único jeito de queimar mais de um arquivo, seria queimar o conteúdo de uma pasta. E esta não é uma ferramenta para queimar músicas ou filmes. Mas se o trabalho é apenas direcionado a arquivos e dados, então o Command Burner é de longe mais fácil de usar que o Nero, Easy Media Creator ou a própria ferramenta do Windows.

Preço: Gratuito
Faça o download do Command Burner aqui.

++++ Trabalhe rapidamente com arquivos
Assim como as chaves do carro e da casa, os arquivos muitas vezes se perdem, ficam em outros lugares ou bagunçados. Aqui estão algumas ferramentas que o ajudarão a encontrar, controlar e gerenciar os arquivos.

Copernic Desktop Search
O Windows Vista vem com uma ótima ferramenta de busca. O Google também oferece uma ótima ferramenta. Mas o Copernic tem a melhor de todas.

O Copernic mantém um index de palavras contidas em suas mensagens de e-mail, arquivos produtivos, músicas, imagens, vídeos, contatos, favoritos e histórico. E ele usa esse index para reportar suas descobertas quase que instantaneamente. Uma característica legal e especial: o Copernic possui uma prévia abaixo da lista de arquivos que mostra o conteúdo do arquivo selecionado, juntamente com a localização dos caracteres de busca dentro do arquivo.

Preço: Gratuito
Faça o download do Copernic aqui.

Rename Master
Qualquer um com uma câmera digital já teve, indubitavelmente, a vontade de renomear um grande número de arquivos de uma só vez. O Windows pode desenvolver essa tarefa facilmente, porém não bem feito. O resultado é um monte de arquivo com o mesmo nome, diferenciado apenas por um número.

É aí que o Rename Master entra em cena. Este utilitário gratuito, trazido por Freeware Utilities, oferece diversas opções para renomear arquivos em massa. Você pode adicionar textos em pontos específicos dos nomes, trocar textos, remover indesejados caracteres e até mesmo especificar como você quer os nomes dos arquivos. Você também tem um controle considerável sobre a maneira que o contador distingue um arquivo do outro.
E você pode ver as mudanças que está fazendo antes que elas se tornem padrão.

Preço: Gratuito
Faça o download do Rename Master aqui.

Ycopy
Você sempre tenta copiar uma grande quantidade de arquivos para uma nova localização? Tudo segue tranquilamente até que o Windows encontra um arquivo que, por alguma razão, não é copiável. Então, em vez de seguir o próximo óbvio passo, de pular o arquivo danificado e ir para o próximo, o Windows para o processo de cópia.

O Ycopy, programa gratuito do site Ruahine.com, faz o contrário desse fat irritante. Você simplesmente diz ao Ycopy qual pasta você quer copiar e onde você quer que ela seja enviada e então clique Start Copy (ou Iniciar Cópia). Quando termina a tarefa, o Ycopy irá informá-lo quais arquivos ele não conseguiu copiar.

Preço: Gratuito
Faça o download do Ycopy aqui.

SendTo FTP
Se você gerencia um website, provavelmente baixa arquivos via FTP.
O SendTo FTP de Peili Chen, deixa essa tarefa o mais simples possível. Apenas clique com o direito em um arquivo (ou um grupo de arquivos) e escolha Enviar Para > SendTo FTP. Uma caixa de diálogo deixará você definir o destino ou escolher um já estabelecido.

O SendTo FTP não é atualizado há anos, e não conseguimos localizar Peili Chen para comentar, mas o programa ainda funciona. Nós percebemos alguns pequenos problemas que o utilitário teve quando usado com o Vista, pois este não estava disponível na época da última atualização do SendTo FTP, mas nada muito sério.

Preço: Gratuito
Faça o download do SendTo FTP aqui.

++++ Mecanize seu trabalho
Você precisa fazer trabalhos repetitivos e que gastam tempo manualmente. Mas isso não significa que você precisa fazê-los muitas e muitas vezes. Os programas nessa categoria ajudam você a mecanizar suas próprias rotinas.

Tagkeys
Com que freqüência você tem que digitar seu endereço, telefone ou “A quem possa interessar”? Apenas uma vez, se você tiver o Tagkeys, ótima ferramenta da Valutilities.com para textos boilerplates.

O Tagkeys coloca uma “etiqueta” no lado direito da sua tela. Clicando nessa “etiqueta” o programa é ativado, depois você pode criar, editar ou deletar seus boilerplates (que o programa chama de tagkeys). Uma vez que você tenha criado um, você pode colocá-lo em qualquer aplicação que permita entrada para textos digitados: apenas pressione a tecla ponto (.), digite a abreviação apropriada da tagkey e pressione a tecla espaço.
Por um opcional de U$20 você pode fazer backup, customizar e importar/exportar habilidades.

Preço: Gratuito (U$20 para uma versão mais poderosa)
Faça o download do Tagkeys aqui.

Hot Keyboard Pro
Uma vez que você tenha conseguido tempo para criá-los, os macros definitivamente deixam a vida mais fácil. Com dois ou três toques no teclado, você pode repetir qualquer série complicada de comandos.

O Hot Keybord Pro permite que você crie macros dentro de qualquer programa ou através de muitos outros. O wizard de configuração do utilitário ajuda você a montar macros aptos a executar seu programa favorito e a inserir textos comuns de boilerplate (como seu endereço de e-mail).

Você pode também criar macros a partir de rabiscos, através de gravações dos movimentos no teclado e no mouse. Eu recomendo usar as teclas sempre que possível – elas são mais confiáveis.

Preço: U$30 (shareware)
Faça o download do Hot Keyboard Pro aqui.

Actual Search & Replace
Quando você procura e recoloca um texto em sua planilha e documentos do word, você está limitado a trabalhar em um arquivo por vez. O Actual Search & Replace permite que você realize essa tarefa básica do computador em múltiplos arquivos, procurar em seu HD (ou uma pasta selecionada) por qualquer arquivo que contenha específicos caracteres de texto, para que você possa transformar esse caractere em alguma coisa.

O programa shareware da DivlocSoft de U$30 deixa que você procure por frase, por todas as palavras digitadas, ou por cada palavra digitada e também de acordo com as regras do Google. Ele mostra os nomes dos arquivos encontrados, juntamente com informações sobre eles e o caractere de busca em contexto. Você pode escolher recolocar o texto encontrado ou inserir um novo texto antes ou depois disso.
Você pode inclusive mecanizar o processo através da criação de projetos.

Preço: U$30 (shareware; 30 dias de trial grátis)
Faça o download do Actual Search & Replace aqui.

++++ Simplifique o complicado
Alguns trabalhos são desnecessariamente complicados. E alguns são complicados por razões que não são interessantes a você. Os programas nessa categoria podem ajudar a trazer alguma sanidade às tarefas que você realiza.

FastStone Image Viewer para Windows
Esta é uma combinação de Visualizador de fotos e ferramenta de retoque que é mais simples que o Photoshop, mais poderosa que as próprias ferramentas limitadas do Windows e gratuito para uso pessoal.

FastStone Image Viewer para o Windows parece o Windows Explorer, com thumbnails no canto direito e prévias no esquerdo. Ele somente mostra arquivos gráficos. Mas além de mostrá-las, ele também pode redimensioná-las, cortá-las, ajustar olhos vermelhos, desenhá-las e rodá-las.

Como todos os programas de fotos, este possui um modo full-screen, mas com o FastStone você pode mover sua seta do mouse até a margem da tela para selecionar opções de alguns menus extremamente úteis. Você pode ajustar cor, formas e borrões, ou examinar e editar atributos com uma visão full-screen da imagem.

Preço: Gratuito (para uso pessoal) ou U$35 (para uso em empresas)
Faça o download do FastStone aqui.

CCleaner
Este é uma fácil e gratuita maneira de limpar os rastros deixados em seu computador como a lembrança das atividades passadas – marcadores como cookies, o cache da internet, seu histórico e até mesmo fragmentos de arquivos que ameaçam sua privacidade.

O que faz o CCleaner um economizador de tempo assim como poupador da sua privacidade? Cheque a opção de executar esse utilitário ao iniciar o computador, e você não terá que se preocupar com isso de novo. O programa fará sua automática limpeza silenciosamente, sem muita dificuldade, como abrir uma janela.

O CCleaner tem outros truques também. Ele pode limpar o Registry e ajudar você a reduzir o número de aplicações que carregam automaticamente. Ele joga limpo com essas questões, explicando os problemas no Registry antes de permitir que você os delete. Esta tarefa, claro, não pode ser feita automaticamente e sem a intervenção do usuário ao iniciar.

Preço: Gratuito
Faça o download do CCleaner aqui.

Classic Menu para o Office 2007
Para quem usa uma das antigas versões do Microsfot Office há anos, a última versão é como se fosse um novo programa – com uma linha de aprendizado não muito convidativa. E a Microsoft não fez muito para facilitar a transição.

Então entra em cena o Addintools, que preenche essa lacuna com o Classic Menu para o Office 2007. Este programa faz exatamente o que o nome diz: recoloca o antigo e familiar menu da maioria dos aplicativos do Office 2007. E faz de uma maneira que não força sua escolha por uma interface ou outra.

Ele simplesmente cria uma aba adicional chamada Menus, que consiste em antigas barras de ferramentas e menus. Essa disposição permite que você ajuste de maneira conveniente, para um novo jeito de fazer as coisas sem que você precise parar e descobrir em qual opção está escondida alguma característica muito usada e que parece ter desaparecido dentro da nova versão da Microsoft.

Por que a Microsoft não pensou em algo assim?

Preço: U$30 (pacote completo) ou U$16 (módulos individuais para cada aplicação); shareware.
Faça o download do Classic Menu aqui.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail