Home > Notícias

Mulheres podem melhorar senso espacial jogando videogame, diz estudo

Mulheres podem se sair tão bem quanto homens ao ler mapas e dirigir

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

26/10/2007 às 13h48

Foto:

Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que a diferença entre homens e mulheres para desempenhar tarefas que exigem habilidades espaciais se reduzem significativamente depois que grupos dos dois sexos jogam videogame por algumas horas.

Leia mais:

O estudo sugere que os jogos de videogame de ação podem ser usados para melhorar as habilidades espaciais essenciais ao dia-a-dia como ler um mapa ou dirigir um carro.

Segundo o pesquisador Jing Feng, autor do estudo, as mulheres não se saem tão bem na hora de trocar a atenção entre diferentes objetos quanto os homens, o que afeta seu desempenho em tarefas espaciais.

Porém, o estudo revela que após jogar algumas horas de videogame, as mulheres podem se igualar aos homens neste tipo de tarefa.

O estudo revelou ainda que a melhoria em performance obtida após 10 horas de jogo se manteve após cinco meses.

A teoria do professor Ian Spence a respeito do fenômeno é que a experiência com o videogame ativa genes que controlam o desenvolvimento das conexões neurais necessárias à atenção espacial.

Uma aplicação importante seria a possibilidade de atrair mais mulheres para as áreas de ciências matemáticas e engenharia, já que as habilidades espaciais são importantes nessas áreas, segundo os cientistas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail