Home > Notícias

Microsoft confirma interesse em integrar Windows XP ao laptop de US$ 100

MS investe na adaptação do XP à limitada configuração do notebook da OLPC

Por Redação do IDG Now!

26/10/2007 às 17h44

Foto:

A Microsoft está trabalhando no desenvolvimento de uma versão especial do sistema operacional Windows XP para integrar o notebook educacional XO, criado e distribuído pela organização One Laptop per Child, segundo notícia veiculada pela Reuters.

Leia mais:

O vice-presidente corporativo da Microsoft, Will Poole, afirmou à agência de notícias que a companhia está gastando uma grande quantidade de dinheiro para adaptar o Windows XP às limitadas configurações do XO, conhecido popularmente como "laptop de 100 dólares".

"Nós continuamos com esperanças no nosso progresso até agora, mas temos um trabalho significante à frente para finalizar nossos processos de análise e testes", afirmou o executivo.

Envolvido em atrasos na produção, marcada originalmente para ser iniciada em setembro pela chinesa Quanta, o notebook XO terá uma versão própria de Linux chamada Sugar, desenvolvida pela Red Hat para aproveitar a configuração do portátil e facilitar o acesso das crianças às funções pedagógicas do portátil.

Em diversas ocasiões, Nicholas Negroponte, fundador e presidente da One Laptop per Child, confirmou que a Microsoft, no começo do desenvolvimento do laptop, havia demonstrado interesse em integrar o Windows ao XO, chegando a oferecer licenças gratuitas do sistema operacional.

No Brasil, a Assessoria Especial da Presidência realizará uma licitação para escolher entre o XO, o ClassMate PC, da Intel, e o Mobilis, da Encore, como opção de plataforma educacional para equipar cerca de 500 colégios pelo Brasil a partir de 2008.

O Governo, no entanto, limita a escolha a portáteis com distribuições em sistemas abertos, como Linux.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail