Home > Notícias

Mozilla entra em aplicativos offline para desktop com lançamento do Prism

Plataforma permite que qualquer serviço seja acessado pelo desktop

Por Redação do IDG Now!

29/10/2007 às 19h33

Foto:

Depois de Google e Adobe, a Mozilla, responsável pelo navegador de código aberto Firefox, revelou na última semana seu projeto para acesso à web quando não há conexões disponíveis.

Leia mais:

Chamada de Prism, a plataforma faz parte da Mozilla Labs, onde a empresa desenvolve projetos que podem se tornar padrão para o browser Firefox, e, assim como outros softwares da Mozilla, é aberto para desenvolvedores.

"Ao contrário do AIR, da Adobe, ou do SilverLight, da Microsoft, não estamos construindo uma plataforma proprietária para substituir a internet", afirma o blog da Mozilla Labs ao anunciar o Prism.

A afirmação da Mozilla Labs não soa exagerada pela natureza do Prism. Ao invés de pedir o desenvolvimento do serviço especificamente na plataforma, como faz o Google Gears, o Prism suporta diversos serviços online, como Google Reader, Meebo, Twitter e Facebook, que podem se transformar em aplicativos para desktop.

Ainda em beta, o Prism permite, teoricamente, que usuários inscrevam serviços online e baixem conteúdos para o computador quando há conexão para que seja possível ler feeds de notícias, publicar posts em microbloggings e atualizar perfis de rede sociais quando não houver sinal de internet.

Liderada por Adobe e Google, a ascensão do modo offline para serviços online ganha novo fôlego com o aplicativo da Mozilla que, segundo o blog, pode ser integrado ao Firefox 3 e representa uma nova aposta das desenvolvedoras na área de trabalho frente ao crescente uso de aplicativos online.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail