Home > Notícias

Rival para Facebook elaborado pelo Google ganha codinome “Maka-Maka”

Rede do Google inspirada no Facebook será lançada em novembro

Por Redação do IDG Now!

29/10/2007 às 18h12

Foto:

A suposta resposta do Google ao sucesso do Facebook ganhou um codinome: "Maka-Maka". A rede social, que o buscador planejava introduzir oficialmente no dia 5 de novembro, pode sofrer atrasos nas próximas semanas em razão da sua ampla ligação entre diversos serviços do Google.

Leia mais:

Segundo o TechCrunch, o Google quer fazer do seu "Maka-Maka" mais do que uma plataforma para a integração de aplicativos desenvolvidos pela comunidade, fórmula por trás do sucesso do Facebook e seguida por rivais como o MySpace, mas uma rede social que usa o engine do Google Reader para orquestrar conteúdos de serviços do buscador.

Na primeira etapa de lançamento, a rede social ganhará uma série de APIs para que desenvolvedores possam construir aplicativos tanto para o "Maka-Maka" usando, em um primeiro momento, a rede Orkut e o serviço de customização iGoogle, passando posteriormente para Gmail e Google Talk.

O lançamento, porém, poderá ser atrasado em alguns dias por questões que envolvem a finalização do desenvolvimento da rede e parcerias com serviços online que já estariam criando aplicativos para o "Maka-Maka" - o Tech Crunch cita fontes próximas ao Google que garantem cerca de 50 parcerias de conteúdo.

"O maior desafio para o Google nos Estados Unidos é o próprio Orkut", afirma o TechCrunch, citando números da consultoria comScore que dão conta que apenas 500 mil usuários da rede social, de um total de 43 milhões em todo o mundo, são norte-americanos.

A nova rede social do Google deve ser uma resposta direta a dois rivais diretos do buscador. Na semana passada, a Microsoft venceu a disputa com o Google e comprou participação de 1,6% do Facebook por 240 milhões de dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail