Home > Notícias

MS afirma que usuário concorda com atualizações automáticas do OneCare

Microsoft afirma que usuários concordam em automatizar a atualização

Por IDG News Service/EUA

30/10/2007 às 10h42

Foto:

A Microsoft confirmou que seu software de segurança OneCare modifica as opções de atualização do Windows durante a instalação, mas afirmou que a ferramenta afirma aos usuários que as configurações podem ser mudadas.

Leia mais:

"Quando você instala o Windows Live OneCare, o setup informa que, caso escolha proceder, as configurações do seu PC serão mudada para baixar automaticamente atualizações importantes", afirmou um membro não identificado do time responsável por ONeCare no blog do software.

Uma popular newsletter sobre Windows acusou o OneCare de alterar as atualizações automáticas do Windows XP e Vista sem permissão dos usuários. Segundo Scott Dunn, editor da "Windows Secrets", o OneCare formata as atualizações para automático e até mesmo alterna opções desabilitadas pelo usuário.

O post inclui uma tela do primeiro box de diálogo da instalação visto pelo usuário, com um texto que afirma que, "ao usar o OneCare, o usuário concorda em permitir que a Microsoft faça alterações no seu sistema, como atualizar seu sistema e torná-lo mais seguro para navegar online". A mensagem não aponta as alterações que serão feitas e, ao contrário da afirmação no blog, não menciona a automatização das atualizações.

Especialista em estudar contratos questionáveis, o professor-assistente da Harvard Business School, Ben Edelman, afirmou que a empresa usa um contrato longo com múltiplos parágrafos em apenas uma tela exigindo que o usuário clique sobre um botão escrito "Next", e não "Eu concordo" ou algo similar.

"Neste modelo, alguns usuários inevitavelmente aceitarão e receberão atualizações sem entender genuinamente o que ocorre", acusa. "

"Estamos analisando as respostas dos usuário na questão e vamos rever a maneira como nos comunicamos nos detalhes de instalação do WIndows Live OneCare", afirmou o blog.

"Não é aparente que o que contrato se refere a atualizar seu sistema inteiro automaticamente ou apenas as definições de vírus", rebateu Dunn em e-mail.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail