Home > Notícias

Empresa de viagens e intercâmbio usa solução inteligente de backup

CI faz backup de 91 PCs e cinco servidores usando uma biblioteca com apenas dez fitas

Por Redação da PC WORLD

30/10/2007 às 13h49

Foto:

case_ciHá mais de dez anos a CI, empresa de intercâmbio e turismo para jovens, tem o entendimento da importância dos dados para a continuidade de seus negócios. Já na década de 90, instalou em sua matriz uma solução de backup para garantir a integridade das informações em seus sistemas de TI.

Mais recentemente, a companhia investiu cerca de 9 mil reais para atualizar essa infra-estrutura com a aquisição de uma unidade de backup SCSI de 80 GB da Dell e fitas de armazenamento. A opção pela fita se deu por tratar-se, na opinião de Daniel Galvão, gerente de tecnologia da CI, de uma mídia mais confiável e de vida útil mais longa.

Leia também:

Armazenamento agora ao alcance das pequenas empresas

A matriz da rede conta com 91 PCs e cinco servidores, sendo que a unidade de backup fica instalada no servidor de arquivos e o backup é feito centralizadamente nessa máquina. Galvão revela que com o suporte do software Retrospect 7.0, da EMC, ele faz backup diário de seus dados.

“Temos dez fitas, que são alternadas diariamente”, contabiliza o gerente. Ele explica que utiliza uma fita para cada dia da semana e mais uma para cada sábado do mês. “Além disso, a fita é levada para fora da sede. Dessa forma, caso haja algum acidente, assalto ou incêndio, por exemplo, os dados podem ser facilmente recuperados.”

Galvão adianta que o próximo passo da área de TI na empresa de turismo é estruturar uma SAN. “Ela facilita o gerenciamento de dados e diminui o investimento em redução de riscos”, justifica.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail