Home > Dicas

Ajuste o Windows para seu PC trabalhar melhor

Use as próprias ferramentas do sistema operacional para maximizar o desempenho do computador

Por redação da PC WORLD (EUA)

30/10/2007 às 12h49

desktop_win_70.jpg
Foto:

desktop_win_200Em versões anteriores do Windows, configurar ajustes para obter o melhor sistema possível exigia um passeio por misteriosas caixas de diálogo. Apesar de o Vista facilitar a busca de informações, muitas das ferramentas que deixariam seu PC mais ágil continuam bem escondidas. Eis aqui um guia para as ferramentas de ajuste de desempenho do Windows.

Um novo applet no Painel de Controle do Vista aglutina suas ferramentas preferidas para análise e mudanças no sistema: clique em Iniciar, Painel de Controle, Sistema e Manutenção, Ferramentas e Informação de Desempenho. Depois, selecione os links à esquerda para acessar as ferramentas de que precisa. Não menospreze as várias opções que estão ocultas no link Ferramentas avançadas.

Ferramentas ocultas de desempenho
Apesar de não terem sido desenvolvidos como ferramentas de desempenho, muitos aplicativos disponíveis no Painel de Controle em Ferramentas Administrativas, em todas as versões do Windows, incluem opções para aperfeiçoamento do sistema.

Essas configurações são mais fáceis de encontrar quando você as coloca no menu Iniciar. Para fazer isso no Windows 2000, clique com o botão direito na barra de tarefas e vá em Propriedades. Na caixa de diálogo Propriedades do menu Iniciar e Barra de Tarefas, clique na aba Avançado.

melhore_01Na lista de configurações, assinale Exibir Ferramentas Administrativas e clique em OK. No XP e no Vista, pressione com o botão direito em Iniciar,e depois vá em Propriedades. Clique onde o botão Personalizar estiver selecionável.

Se você usa o Menu Iniciar Clássico, assinale Exibir Ferramentas Administrativas na lista opções de Menu Iniciar Avançado na parte de baixo da caixa de diálogo. Se você usa o menu Iniciar padrão, clique no botão Avançado na parte superior direita da janela.

Em itens do menu Iniciar, vá em Ferramentas Administrativas de Sistema e selecione se quer exibi-la no menu Todos os Programas ou também no menu Iniciar. Depois clique em OK duas vezes.++++
Lembrete para a mémoria
Uma performance ruim pode ser sinal de problemas com a RAM do seu sistema. O Vista procura lembrar o usuário de usar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória quando o sistema operacional detecta algum problema com a RAM, mas se você quiser ter certeza, pode executar este utilitário a qualquer hora: vá em Iniciar, Todos os Programas, Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Ferramenta de Diagnóstico de Memória. Para verificar o seu sistema, clique na primeira opção, Reiniciar agora e verificar problemas (recomendado).

melhore_02

A ferramenta reiniciará o seu PC e você verá uma tela somente em texto no padrão DOS. Pressione F1 para ver mais opções. É possível escolher entre três tipos de teste: Básico, Padrão e Estendido. Selecione um para ver a explicação, que é incompreensível para a maioria das pessoas.

Deixe uma selecionada e pressione Tab para ir para a próxima seção (Cache e Pass Count), ou o número de vezes que você quer que o teste seja repetido. Se não há indicação de problemas no seu PC, recomendamos o Básico com os padrões para Cache e Pass Count. Pressione F10 para iniciar o teste com estas configurações.

O teste de memória pode demorar muitos minutos. Depois de reiniciar seu PC, o Vista mostra os resultados; se não houver problema, o Windows vai iniciar e mostrar um pop-up na área de notificação com o diagnóstico final. Se houver erros, substitua os módulos de memória.++++

Limpe os serviços
Sempre que você inicia o Windows, ele carrega um banco de serviços que realizam várias tarefas, algumas muito necessárias. Quanto menos serviços você executar, mais rápido o Windows inicia e mais memória você terá à disposição para aplicativos e outras tarefas.

Fazer alterações nos serviços pode causar problemas, então ajuste um ponto de Restauração de Sistema ou faça um backup do seu Windows Registry (saiba mais). Mesmo após essa precaução, tome cuidado com os serviços que desativar.

Nunca desligue um serviço que você não entenda e não desabilite muitos de uma vez. Em vez disso, desative um e veja se o sistema continua OK sem ele antes de ir desativar outro. Para controlar quais serviços são executados, use a ferramenta Serviços: clique em Iniciar, Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços.

melhore_03Os serviços listados dependem da configuração do seu computador. No XP e no Vista, há uma pequena descrição à esquerda quando um serviço é selecionado. Se não surgir uma descrição, selecione a aba Estendido logo abaixo. No Windows 2000, vá em Exibir, Detalhes e procure pela coluna de Detalhes que explica cada item. Desative todas as ferramentas que não usa.

Por exemplo, se você nunca envia fax pelo PC, dê um clique duplo no serviço Fax na lista para abrir uma caixa de diálogo Propriedades. Próximo a Tipo de inicialização, vá em Manual ou Desativado.

O Manual evita que os serviços iniciem com o Windows, mas os deixa disponíveis quando necessário. Se a descrição do serviço não ajuda a identificá-lo, busque Ajuda e Suporte do Windows (procure um atalho no menu Iniciar).

Para uma descrição completa do serviço junto com sugestões de quais são seguros para desativação, uma boa fonte é o site BlackViper (em inglês).++++

desktop_win_200Impressão seletiva
Quando você seleciona o comando Imprimir no Word, Excel ou qualquer outro software, o Windows envia os dados do programa para um arquivo spool no seu disco rígido. Quem gerencia a impressão é o Windows.

O sistema operacional procura conciliar as impressões com a disponibilização rápida de seu sistema para outras tarefas. Mas você não precisa ficar limitado ao método do Windows.

É possível  customizar as configurações da impressora para destacar o que é importante para você. No Vista, vá em Iniciar, Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Gerenciamento de Impressora. Com Custom Filters selecionado no painel esquerdo, dê um clique duplo em Todas as Impressoras no meio, e dê um clique duplo no ícone para a impressora que você quer customizar.

No Windows XP, clique em Iniciar, Impressora e Fax (no menu Inicar padrão), ou Iniciar, Configurações, Impressoras e Fax (no menu Iniciar clássico). Clique com o botão direito na impressora que quer personalizar e vá em Propriedades. No Windows 2000, vá em Iniciar, Configurações, Impressoras. Clique com o botão direito na impressora que deseja customizar.

Nas outras versões do Windows, clique na aba Avançado na caixa de diálogo Propriedades e faça a escolha de acordo com sua prioridade. Para reduzir o tempo que um aplicativo faz você esperar para imprimir um documento grande, clique com o botão direito na impressora, selecione Propriedades e Guia Avançado.

Deixe selecionado Colocar documentos no spool para imprimir mais rapidamente e clique em Iniciar impressão depois que a última página estiver no spool. Será preciso ter espaço suficiente em disco para fazer o spool do documento inteiro. Já para ganhar tempo na impressão das páginas, vá em Imprimir diretamente na impressora (também na guia Avançado).

Essa opção pode não estar disponível se a impressora for compartilhada, então tente mudar a configuração na aba Compartilhamento (é necessário ter esse privilégio de acesso). A impressora precisa estar ligada para esta opção funcionar, e você não poderá pausar a impressão. Se nenhuma dessas configurações for satisfatória, volte ao padrão selecionando novamente Colocar documentos no spool para imprimir mais rapidamente e Iniciar impressão imediatamente.

Acelere a inicialização
A opção Configuração do Sistema em Ferramentas Administrativas permite ao usuário controlar os programas que se iniciam automaticamente com o Windows. No Vista, esta opção está no menu, mas no XP e 2000 é preciso ir em Iniciar, Executar, digitar msconfig e pressionar Enter. Desmarque os programas que certamente não irá usar, como utilitários para impressoras que não existem mais. Reduzir o número de aplicativos auto-iniciantes pode acelerar significativamente a inicialização do Windows.

Estacione o mouse
Uma outra maneira de trabalhar mais rápido é manter suas mãos no teclado e deixar o mouse de lado. Vários comandos de atalho podem ser encontrados aqui. Outra reportagem, em inglês, apresenta uma série de atalhos muito úteis também.

O Windows também permite ao usuário criar seus próprios atalhos para lançamento de aplicativos (apenas clique com o botão direito no ícone do aplicativo no menu Iniciar, vá em Propriedades e entre com as teclas de sua escolha na aba de Atalho). Mas para obter um maior controle, experimente o Active Keys, um utilitário fácil de usar que destaca atalhos de teclado para ações que você sequer poderia pensar, como posicionar uma janela em um canto específico da tela ou esvaziar a lixeira. Experimente a versão de teste.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail