Home > Notícias

Toshiba lançará gravador HD DVD que converte e grava vídeos em DVD-R

Transmissões de alta resolução são decodificadas para MPEG4

Por IDG News Service/Japão

31/10/2007 às 14h10

Foto:

A Toshiba irá lançar em dezembro, no Japão, um gravador do formato HD DVD, que pode converter vídeos em alta definição para DVDs comuns, anunciou a empresa nesta quarta-feira (31/10).

Leia mais:

O modelo Vardia RD-A301 também pode decodificar transmissões de alta resolução MPEG2 para o formato de compressão MPEG4 - que é mais eficiente e ocupa menos espaço no disco rígido de 300GB do gravador.

O aumento da capacidade de gravação por meio da decodificação é impressionante - passa de 39 horas para 159 horas de TV digital (no padrão japonês ISDB-T de 17 Megabits por segundo).

A gravação de vídeos em alta definição em discos de DVD é possível graças a um formato recentemente padronizado pelo DVD Forum, o HD Rec. Ele permite que duas horas de imagens em alta definição decodificadas sejam armazenadas em um disco DVD-R de 4,7GB.

Rodar estes DVDs, contudo, ainda é uma ação limitada ao modelo RD-A301 da Toshiba. Ainda não há outros aparelhos compatíveis com o formato HD Rec.

Os apoiadores do formato rival, o Blu-ray, têm seu próprio sistema, chamado AVC Rec - também incompatível com o HD Rec.

O gravador da Toshiba também pode gravar duas transmissões de vídeo ao mesmo tempo, pois possui sintonizadores duplos.

O modelo irá custar 875 reais, e estará disponível apenas para o Japão. A Toshiba irá oferecer aos compradores cinco discos HD DVD-R e DVD-R virgens, uma cópia do filme “Transformers” e um personagem do mesmo.

O estúdio que produziu o longa-metragem disse que vendeu 190 mil cópias do filme na primeira semana de vendas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail