Home > Dicas

Use o Gmail como caixa universal de mensagens eletrônicas

Coloque todas as suas mensagens em um só lugar e acesse seus e-mails a partir de uma interface única

Por Redação da PC World (EUA)

31/10/2007 às 9h13

tudo_gmail_70.jpg
Foto:

tudo_gmail_150Hoje em dia, todo mundo tem mais de uma conta de e-mail. Se uma das suas é do Gmail, você pode usá-la como caixa de entrada primária, checando todas as suas contas de POP3 na janela de navegação desse popular serviço de mensagens. Mas saiba que ele só funciona com esse tipo de conta. Ou seja, não funciona com o Windows Live Mail ou Yahoo Mail, por exemplo. A melhor coisa a fazer, antes de iniciar o processo, é checar se seu provedor é compatível com o Gmail.

Leia também:

Conheça a nova interface do serviços de e-mails do Google, o 'Gmail 2.0'

Para começar, abra sua conta do Gmail e clique em Configurações, depois selecione Contas. Na seção Pegar mensagens de outras contas, clique em Adicionar outra conta de e-mail. Entre com o endereço que você quer adicionar e clique em Próxima etapa.

tudo_gmail_01Entre com o seu nome de usuário, senha e endereço do servidor POP. Se você quiser continuar acessando o seu e-mail através da própria interface de web do provedor, além de checar e enviar mensagens pelo Gmail, selecione Deixe uma cópia da mensagem recuperada no servidor.

Isso permite que você leia mensagens pelo Gmail, mas, ao mesmo tempo, elas continuarão no servidor de seu provedor de acesso e, assim, você pode baixá-las com seu software de e-mail ou lê-las via interface do próprio servidor na internet. Mas se você pretende acessá-las apenas via Gmail, não selecione essa caixa.

Depois, selecione Usar sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mail para manter os bisbilhoteiros longe de suas mensagens. Em alguns casos, uma conta POP3 pode não funcionar com uma conexão SSL; se for o seu caso, você não deve selecionar essa opção.

Se quiser que todas as mensagens encaminhadas da sua outra conta sejam identificadas com uma mesma marcação – como o nome da conta – selecione Marcar as mensagens recebidas. No Gmail, uma marca funciona como uma pasta: você pode visualizar todas as mensagens com o mesmo rótulo clicando nele. O Gmail automaticamente cria um rótulo para o endereço da nova conta.

tudo_gmail_02Você pode selecionar um rótulo diferente ou criar um novo no menu à direita dessa opção. Também é possível optar para que as mensagens não passem pela caixa de entrada e sejam encaminhadas direto para o arquivo do Gmail – uma boa escolha se você quiser usar o Gmail principalmente para buscas nas mensagens. Quando tiver feito todas as opções, clique em Adicionar Conta.

Você pode escrever mensagens no Gmail e fazer com que o destinatário as receba como se tivessem sido enviadas da conta de e-mail que você adicionou. Quando aparecer uma mensagem perguntando se você quer tornar essa prática como padrão, clique Sim e siga as instruções.

O Gmail vai checar sua conta, e toda mensagem enviada para ambos os endereços aparecerá na caixa de entrada. Para cancelar essa operação, clique em Configurações, contas e escolha Delete ao lado da conta correspondente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail