Home > Notícias

Com OpenSocial, Google mira redes corporativas brasileiras no Orkut

Plataforma para redes chegará ao Orkut nos próximos meses para usuários

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

01/11/2007 às 19h09

Foto:

A principal conseqüência no Brasil do OpenSocial, plataforma aberta de APIs para redes sociais que o Google anunciou nesta quarta-feira (31/10), será um perfil mais corporativo do Orkut, rede social do Google líder de audiência no país.

Leia mais:

Em encontro com jornalistas na tarde desta quinta-feira (01/11), Eduardo Tuhler, gerente de produto do Orkut no Brasil, afirmou que, com a introdução da plataforma aberta nas próximas semanas no Orkut, empresas interessadas em criar redes sociais com perfis diversos ao Orkut.

O executivo sugeriu o novo direcionamento da rede social para explicar a integração de aplicativos desenvolvidos pela comunidade dentro da plataforma OpenSocial, que iniciou nesta semana divulgação para desenvolvedores e negociações com parceiros de conteúdo para a criação do que o Google chama de "gadgets".

A estratégia é uma clara movimentação do Google frente ao crescente sucesso do Facebook que viu seu tráfego aumentar nos últimos cinco meses a ponto de fazer rivais de peso, como o MySpace e o próprio Google, oferecerem soluções semelhantes.

No Brasil, o Google já está em negociações com Globo.com e Brasil Telecom para o desenvolvimento de aplicativos de conteúdo para o Orkut, além de parcerias com as consultorias Guerreiro e CI&T que fazem a ponte entre empresas menores e os aplicativos.

Thuler ainda usou exemplos de parceiros internacionais, como Salesforce.com e Oracle, para demonstrar como empresas podem se beneficiar do Orkut com a inclusão de gadgets de serviços corporativos.

Sem pontuar precisamente a data na qual o novo Orkut estará disponível para seus usuários, o executivo afirmou apenas que o lançamento recente é voltado apenas para desenvolvedores.

Não há um número definido de desenvolvedores brasileiros que poderão acessar as APIs oferecidas pelo Google a partir da meia noite desta sexta-feira (02/11) dentro do Google Code, projeto do buscador voltado a programadores.

Entre os aplicativos já disponíveis pelo OpenSocial estão do serviço musical iLike, do site de comparação de gosto cinematográfico Flixster e do serviço de fotografias online Slides.

Além do Orkut e do MySpace, que anunciou suporte à plataforma nesta quinta, o OpenSocial suportará o desenvolvimento de aplicações para as redes LinkedIn, Ning, Hi5, Plaxo e Friendster e estará disponível para desenvolvedores na comunidade Code do Google a partir da meia-noite desta sexta-feira (02/11).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail