Home > Dicas

Veja como montar um HD externo sem gastar muito

Com menos da metade do valor de um disco rígido portátil é possível montar um modelo externo

Por Marcelo Ayres, para PC WORLD

01/11/2007 às 19h11

hd_externo_70.jpg
Foto:

Atualizada em 6/11/2009

hd_manut_150Espaço para armazenar dados é sempre bem-vindo. Com tantas músicas em MP3, filmes e fotos, entre outros arquivos, cada vez mais queremos lugar no HD para guardar tudo. Como não dá para trocar de disco rígido a cada temporada – e se você não quer queimar CDs ou DVDs cada vez que precisar armazenar seus dados – uma boa opção é comprar um HD Externo. O problema é o preço,. Um HD externo com 250 GB tem valor médio a partir de 250 reais. 

A solução econômica é você mesmo montar seu HD externo. Isso mesmo. É possível comprar o disco rígido e o case e montar em sua casa. Um case para HD de 3,5 polegadas tem preço médio de 90 reais e um HD de 250 GB fica na faixa dos 130 reais. Assim, com menos de 300 reais você pode ter um ótimo disco externo para ampliar sua capacidade de armazenamento.

Para saber como montar o seu, criamos uma galeria de imagens com todos os passos a serem seguidos para montar um disco rígido portátil, que pode ser conectado a qualquer computador.

Você vai precisar de um chave de fenda Philips e vai levar menos de 30 minutos na montagem.

Depois de montado e antes de ser usado, é necessário formatar o HD para que ele possa funcionar. Essa não é uma operação complicada, mas necessita que você abra o seu computador e conecte o HD como se você fosse utilizá-lo normalmente, crie uma partição e formate.

Mas atenção: na hora de comprar o case, verifique se ele é compatível com o barramento IDE e cheque a tensão do alimentador de energia, que tem de ser compatível com a da sua casa ou do escritório.

:: Clique aqui para ver a galeria.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail