Home > Notícias

MySpace confirma adesão à plataforma de redes sociais OpenSocial

Maior rede social dos Estados Unidos se une a iniciativa do Google

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

05/11/2007 às 11h18

Foto:

O que parecia ser uma investida atrasada do Google em direção à liderança do Facebook se tornou uma aliança contra a rede social comandada por Mark Zuckerberg antes mesmo do lançamento oficial do OpenSocial.

Leia mais:

Após o Silicon Valley Insider cogitar a hipótese de que o MySpace, rede social de maior tráfego dos Estados Unidos, iria se juntar à plataforma apresentada pelo Google para integrar o desenvolvimento de APIs, o blog Techcrunch confirmou a transição na tarde desta quinta-feira (01/11), poucas horas antes do lançamento oficial do projeto.

Na prática, isto significa que grande parte do mercado de redes sociais se juntou em questão de dias para desafiar o Facebook, que experimentou enorme sucesso ao abrir sua API para que desenvolvedores criassem aplicativos que seriam integrados à rede social, explica o blog, que classificou a jogada como "um xeque-mate".

Além do MySpace e do Orkut, o OpenSocial suportará o desenvolvimento de aplicações para as redes LinkedIn, Ning, Hi5, Plaxo e Friendster.

Entre os grandes serviços sociais do gênero, o único que ficará fora da plataforma (e, logo, terá que aplicativos desenvolvimento exclusivamente para si) é o Facebook.

Em encontro realizado na tarde desta quinta em São Paulo, Joe Kraus, diretor internacional de produtos do Google, afirmou que não via tanta vantagem do Facebook.

"Não estamos lançando a API tarde. Faz apenas cinco meses que o Facebook abriu a sua. Estamos apenas no começo de uma longa caminhada", afirmou o executivo, que afirmou ainda que o OpenSocial está aberto para todas as redes interessadas. "Quanto mais, melhor".

Segundo o Google, as parcerias do OpenSocial atingirão mais de 100 milhões de usuários sem a participação do MySpace, que, conforme dados da comScore, conta sozinho com 114 milhões de usuários norte-americanos.

A parceria com o Google é o segundo passo do MySpace na direção inaugurada pelo Facebook. Durante o evento Web 2.0 Summit, realizado na Califórnia em outubro, o CEO Chris DeWolfe afirmou que o MySpace abriria sua API para o desenvolvimento de aplicações externas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail