Home > Notícias

HTC anuncia celular com plataforma móvel do Google para 2º semestre de 2008

Fabricante de Taiwan já trabalha em versão própria de celular com plataforma Android

Por IDG News Service/China

06/11/2007 às 12h36

Foto:

A fabricante de celulares High Tech Computer (HTC) já está trabalhando em um aparelho que terá a plataforma móvel Android e começará a vendê-lo na segunda metade do próximo ano, afirmou um executivo nesta terça-feira (06/11).

Leia mais:

Antes da oficialização da plataforma do Google, havia rumores de que tanto a fabricante de Taiwan como a sul-coreana Samsung Eletronics estavam criando celulares para o buscador.

A Android é uma plataforma de código aberto que inclui sistema operacional criada para se aproveitar de serviços online para mobilidade, exatamente o alvo do novo aparelho da HTC, afirmou John Wang, diretor de marketing da HTC. Ele se negou a dar detalhes específicos sobre a configuração de hardware do celular.

A força da nova plataforma do Google está em sua flexibilidade, já que permite que companhias inovem com seus próprios softwares e serviços, afirmou Wang.

O telefone que a HTC está fabricando poderá causar algumas dores de cabeça. A HTC é conhecida como a maior fabricante de aparelhos que usam a plataforma rival Windows Mobile, da Microsoft. Caso a Android se popularize, a HTC poderia canibalizar muitas de suas vendas assim como as da parceira Microsoft.

Esta, certamente, não é a intenção da HTC. "Nosso comprometimento com a plataforma Windows Mobile é indiscutível", reiterou Wand, acrescentando que muitos sistemas operacionais para celulares competem no mercado.

A nova plataforma pode se tornar em um novo rival para o Windows Mobile e outros sistemas operacionais. Durante a cerimônia de lançamento, o Google anunciou que mais de 30 companhias firmaram parceria com a chamada Open Handset Alliance, incluindo as fabricantes HTC, Qualcomm e Motorola.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail