Home > Dicas

Como faço para calcular distância usando fórmulas do Excel?

Uma maneira simples de se resolver é linearizar a tabela

Por Flávio Xandó, especial para PC World

07/11/2007 às 15h40

Foto:

Dúvida do leitor André Azevedo, recebida por e-mail
Preciso de ajuda no Excel. Tenho uma matriz de distância entre cidades (comum em guias de viagens). Os nomes das cidades estão na primeira linha e na primeira coluna. A célula de encontro delas tem a distância entre essas duas cidades. Porém, eu não cnsigo achar uma fórmula que me dê a distância, colocando o nome das cidades. Já tentei PROCV, PROCH, e não consigo de jeito nenhum.

PC WORLD: Da forma como você montou a planilha, o Excel não tem uma fórmula ou função pronta para resolver a situação. Mas eu vejo um "truque" para resolver o problema, talvez não muito elegante, mas vai resolver. É preciso "linearizar" a tabela.

Crie uma tabela simples, duas colunas e muitas linhas, com todas as combinações de nomes de cidades (combinadas com hífen) na primeira coluna e suas respectivas distâncias na segunda.

Para saber a distância entre duas cidades, você digita o nome delas em duas células. Em outra célula você as concatena com um hífen (exemplo: Cuiabá-Salvador-B1&"-"&C1 - supondo o nome das cidades nas respectivas células B1 e C1) e usa esta nova célula como argumento de busca, com PROCV na tabela linearizada.

e_mail_70

Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para a equipe da PC WORLD.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail