Home > Notícias

MS aposta em softwares para desktop para aumentar apelo do Windows Live

Empresa apresenta pacote Windows Live que pretende explorar popularidade do sistema operacional para levar mais usuários ao Live

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

07/11/2007 às 17h54

Foto:

A Microsoft lançou nesta quarta-feira (07/11) um pacote de aplicativos que pode ser baixado gratuitamente em seu site e deve ajudar a empresa a popularizar sua plataforma online Live. O pacote homônimo oferece aplicativos para gerenciamento de e-mail, organização de fotos, edição de blogs e restrição a conteúdos ofensivos, além do mensageiro instantâneo Windows Live Messenger e uma barra para o navegador Internet Explorer que integra todos os serviços.

O pacote será compatível com as versões XP e Vista do Windows, terá 50 MB em sua versão completa e já pode ser baixado gratuitamente pelos usuários.

A estratégia da Microsoft para Live no Brasil segue a tendência mundial de tentar atrelar a grande participação da companhia entre sistemas operacionais, mensageiros e navegadores para alavancar seus serviços online reunidos na plataforma Live, como o de armazenamento online SkyDrive (ainda sem data para chegar ao Brasil) e o de vídeo SoapBox, lançado oficialmente no país nesta semana.

Exemplo disto é a iniciativa da Microsoft de fechar parcerias com fabricantes de computadores para que o sistema operacional Windows Vista seja acompanhado do pacote, em um produto chamado de PC Windows. Com a parceira com fabricantes como Semp Toshiba, Itautec, HP, CCE e Syntax, as primeiras máquinas deverão chegar ao mercado em janeiro de 2008.

Nas palavras de Osvaldo Barbosa, diretor geral da MSN no Brasil, o pacote de softwares representa o investimento da Microsoft em "software mais serviço", resposta direta da companhia à tendência de oferecer serviços rivais pela internet, como vem fazendo o Google com seu Docs. "Usuários do Windows terão uma extensão de seus serviços na internet", explica.

O novo pacote oficializa também uma nova postura da Microsoft em relação a seus concorrentes online. Tanto os aplicativos Mail e Write como a ferramenta de Eventos do Windows Live oferece compatibilidade com tradicionais rivais da companhia, como o Google (no formato dos serviços Gmail, Blogger e Calendar) e Apple (iCal).

Barbosa se negou a comentar expectativa de usuários atraídos pela plataforma no Brasil com a integração do pacote de softwares e, usando o exemplo do registro de e-mails pessoais com novos domínios já disponíveis internacionalmente, afirmou que alguns serviços do Live.com demorarão a chegar no Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail