Home > Notícias

Red Hat lança versão 8 do sistema operacional Fedora Linux

Baseado no kernel 2.6.23 do Linux, o sistema inclui ambiente para desktop GNOME 2.20

Por Computerworld/Austrália

09/11/2007 às 17h23

Foto:

A Red Hat lançou a versão 8 do sistema operacional Fedora Linux com novidades que pretendem aumentar a projeção do sistema contra o rival aberto Ubuntu.

Leia mais:

Baseado na versão 2.6.23 do kernel do Linux, o Fedora 8 inclui o ambiente para desktop GNOME 2.20 divulgado recentemente e o novo tema Nodoka criado para esta versão.

A experiência do usuário no desktop é certamente um foco do oitavo lançamento com a introdução do Online Desktop, que pretende unificar serviços da internet, e do Compiz Fusion, gerenciador de efeitos 3D em janelas, instalados como padrão.

Funções para suspender e colocar o notebook em hibernação, assim como a capacidade de gerenciamento, foram melhoradas e aparelhos e ferramentas Bluetooth tiveram melhor integração gráfica e com sistemas.

O gerenciamento de redes sem fio deverá também ser mais fácil no Fedora 8 com a inclusão do NetworkManager 0.7, que foi totalmente reescrito.

O Ubuntu pode estar recebendo mais espaço entre consumidores de Linux, mas o lançamento do Fedora 8 demonstra um alto nível de desenvolvimento e forte capacidade para seguir o usuário.

As funções de virtualização do Fedora também foram sofisticadas com a introdução do gerenciamento remoto para Xen, KVM e QEMU. Para desenvolvimento, o ambiente gratuito e aberto IcedTea, derivado do OpenJDK, está instalado como padrão. Já no quesito segurança, o Fedora 8 acrescenta uma nova ferramenta de firewall, além da funcionalidade Kiosk.

Ao manter o ciclo de seis meses de divulgação do Ubuntu, o Fedora 9 já está programado para ser lançado em maio de 2008.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail