Home > Notícias

Fórum de internet da ONU começa no RJ debatendo estabilidade da rede

2º edição do Internet Governance Forum concentrará debates envolvendo independência do ICANN

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

12/11/2007 às 14h15

Foto:

Começa nesta segunda-feira (12/11) no Rio de Janeiro o Internet Governance Forum 2007, evento organizado pela Organização das Nações Unidas para debater rumos do gerenciamento da grande rede mundial feito pela Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (do inglês, ICANN).

Leia mais:

Na primeira edição do evento, realizada em Atenas em 2006, o órgão decidiu por quatro temas que atingiriam os principais problemas encontrados para a popularização da internet atualmente: acessibilidade, abertura, segurança e diversidade.

Mesmo mantendo os quatro princípios como ponto balizador das discussões em 2007, a segunda edição do IGF, que acontece até a próxima quinta-feira (15/11), deverá se concentrar em debates para diminuir a dependência política que o ICANN atualmente tem do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Como parte deste processo de separação, o ICANN anunciou que começaria a testar em outubro os primeiros domínios com caracteres que não previstos em línguas latinas, como japonês, chinês, árabe, persa e russo, o que ajudará na popularização das nomeclaturas online em regiões ainda ignoradas pelo sistema atual de domínios.

O debate brasileiro será o primeiro que reunirá a cúpula do ICANN após o anúncio dos testes com caracteres especiais.

Segundo Augusto César Gadelha Vieira, coordenador do Comitê Gestor de Internet, órgão regulador da internet brasileira que apóia o evento, o IGF deverá debater a melhor estrutura para um órgão que tem que gerenciar todos os recursos da internet da maneira mais ampla e popular possível, preocupação que explica o nome do evento.

"A ONU reconhece que não é o órgão adequado para fazer isto. O governo dos Estados Unidos está ciente desta solicitação, mas afirmou que apenas fará desde que tenha garantia de estabilidade na rede", garante Gadelha, que explica que tais mudanças poderiam ajudar a conferir estabilidade suficiente na rede para que o acordo com os EUA fosse rompido.

O IGF 2007 abrangerá também uma série de debates que têm como tema segurança online, com destaque para medidas tomadas por países emergentes para combater a pedofilia e discussões acerca da Convenção de Budapeste, que facilitaria a troca de dados maliciosos armazenados em servidores estrangeiros entre países.

Além da inclusão de caracteres especiais em domínios, o IGF 2007 se concentrará em discutir soluções de inclusão digital para comunidades longe de grandes centros e padrões e especificações que facilitem o acesso à web de usuários com necessidades especiais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail