Home > Notícias

Microsoft oferece licenças do Windows XP a PCs recondicionados

Empresa quer evitar que usuários instalem Linux ou Windows pirata

Por IDG News Service EUA

12/11/2007 às 12h11

Foto:

A Microsoft lançou o programa Microsoft Authorized Refurbisher (MAR)  para assegurar que parceiros OEM (Original Equipment Manufacturer) instalem cópias legítimas do sistema operacional Windows em desktops usados.

Leia mais:

A iniciativa anunciada nesta sexta-feira (09/11) permite que fabricantes de PCs recondicionados vendas as máquinas com Windows original embutido. O programa é uma extensão do Community MAR, que era voltado a instituições de caridade, educacionais e sem fins lucrativos.

As licenças do Windows costumam estar aliadas ao desktop quando a máquina é adquirida pela primeira vez. As empresas de remanufatura de PCs podem reinstalar o sistema operacional em um PC recondicionado se tiverem uma documentação que comprove a compra do produto - chamada Certificado de Autenticidade - além da cópia original do sistema.

Na prática, entretanto, é difícil ter os dois itens em mãos, especialmente em micros mais antigos. Isso faz com que as empresas que revendem estas máquinas o façam sem o sistema operacional deixando ao usuário a opções de instalar um sistema Linux ou uma cópia pirata do Windows.

As licenças disponíveis pelo novo programa MAR são "Windows XP Home for Refurbished PCs" e "Windows XP Professional for Refurbished PCs". A Microsoft não informou o custo destas licenças.

Jake Player, presidente da TechTurn, empresa que recondiciona PCs no Texas (EUA) desde 1999, afirma que a Microsoft está oferecendo um desconto "significativo" sobre o preço original do Windows para revendas, mas disse que não pode revelar o valor.

Com base em um estudo da consultoria Gartner, a Microsoft afirma que os PCs recondicionados representam cerca de 10% do mercado mundial de desktops.

O programa MAR está disponível para os parceiros OEM da Microsoft em todo o mundo, bem como a outros recondicionadores que não são parceiros da empresa, por enquanto, na América do Norte.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail