Home > Notícias

Google lança kit de desenvolvimento para a plataforma de celular Android

Open Handset Alliance oferece download do SDK para plataforma móvel

Por Redação do IDG Now!*

12/11/2007 às 18h20

Foto:

A Open Handset Alliance lançou nesta segunda-feira (12/11) o kit de desenvolvimento de software (SDK) inicial para a plataforma móvel Android do Google.

Leia mais:

A página do Android oferece, além do download do SDK, um passo-a-passo para desenvolvimento de aplicações, serviços e componentes. Também há dicas de design e códigos demonstrativos das muitas APIs do Android, além de um emulador para uso nos dispositivos.

Há opções de download para usuários de computadores com arquitetura x86 e os sistemas operacionais Windows, Mac OS X (Intel) e Linux (i386). O kit oferece suporte ao plugin Eclipse, para facilitar a programação e a solução de problemas.

Os desenvolvedores precisarão, neste caso, do Eclipse 3.2 ou uma versão mais recente, com ferramentas de desenvolvimento em Java, o Apache Ant e o Python 2.2 ou versão mais atual, informou o Google.

O site enfatiza que é possível acessar, com a plataforma, as funcionalidades do núcleo de um dispositivo móvel e que o Android não diferencia as aplicações "nativas" e as de terceiros em um aparelho. A página lembra ainda que a plataforma permite combinar informações da web para criar novas experiências para o usuário.

O Google, anuncia também o The Android Developer Challenge, que irá destinar dez milhões de dólares em prêmios - de 25 mil a 275 mil dólares - aos desenvolvedores que criarem as melhores aplicações para o Android. As inscrições poderão ser feitas de 2 de janeiro a 3 de março de 2008.

A empresa preparou ainda um vídeo onde Sergey Brin, presidente do Google, fala sobre o kit e, em seguida, o diretor de engenharia, Steve Horowitz, demonstra aplicações já existentes para inspirar os desenvolvedores.

A interface básica de um dispositivo móvel, segundo Horowitz, teria contatos, browser e mapas. Para localizar o endereço de um contato, basta digitar seu nome e clicar em seu endereço - a aplicação leva o usuário diretamente a um mapa.

Enquanto isso, uma notificação do chat com um amigo aparece no topo da tela e, para conversar, basta um clique na seta para cima para acessar o chat e outro para digitar uma resposta.

Já quando se falam em recursos avançados, o engenheiro mostra um dispositivo com navegação em redes 3G e imagens tridimensionais. Para navegar em uma página da web, é possível usar o recurso de touchscreen e mover a página ou clicar para visualizá-la como no desktop.

As mesmas funções 3D e uso de touchscreen são aplicadas aos mapas e ao Street View.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail