Home > Notícias

Zumobi anuncia beta de interface móvel que facilita navegação

Recém-independente da Microsoft, Zumobi oferece software para o Windows Mobile

Por IDG News Service/EUA

13/11/2007 às 12h52

Foto:

A Zumobi, que acaba de se tornar independente da Microsoft, lançará a versão beta de uma nova interface móvel no meio de dezembro deste ano, anunciou a empresa nesta terça-feira (13/11). A nova empresa era antes conhecida como ZenZui.

Leia mais:

A Zumobi oferece um software, atualmente compatível somente com dispositivos que usam Windows Mobile, que foi desenvolvido para facilitar o uso da internet móvel.

A interface do usuário é composta por 16 telas nas quais os usuários podem facilmente usar zoom in e zoom out - e cada uma das “camadas” representa um site.

Os servidores da Zumobi atualizam constantemente os sites no telefone para que o usuário não precise esperar que ele carregue após clicar na tela. Os usuários determinam quais sites aparecem em cada tela, podendo enviá-las a outras pessoas.

O serviço será gratuito para usuários finais - exceto para o uso de redes de dados móveis relacionadas - e dá suporta à publicidade. Os anunciantes podem patrocinar telas específicas, com informações que os usuários desejam receber, como atualizações de tráfego.

A expectativa da Zumobi é que a interface seja compatível com outros dispositivos, sendo que o BlackBerry da RIM está na fila - a idéia é ter compatibilidade no segundo trimestre de 2008, segundo o co-fundador e vice-presidente da Zumobi, John SanGiovanni.

O executivo reconhece que a oferta de publicidade será muito mais convincente caso a Zumobi esteja disponível em diversos celulares. A empresa decidiu, contudo, focar em um aparelho para que o serviço se solidifique, declarou.

O iPhone também está na lista para compatibilidade da Zumobi, mas a Microsoft não diz oficialmente se irá criar um cliente para o modelo até que veja o kit de desenvolvimento do iPhone, que sai no próximo ano. ”Acho que os usuários do iPhone irão amar o Zumobi”, diz SanGiovanni.

O software foi desenvolvido para funcionar em diversos hardwares, incluindo aparelhos com touch screen, teclados numéricos e inteiros, além de operar nos modos paisagem e retrato.

A partir de 14 de dezembro, os usuários do Windows Mobile poderão se registrar para o beta no site da Zumobi, e poderão baixar o software diretamente em seus celulares.

A tecnologia do Zumobi foi trabalhada por SanGiovanni no Microsoft Research. Este ano, ele auxiliou a separar a Zumobi da Microsoft, tornando-o uma empresa independente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail