Home > Notícias

USB 3.0 é dez vezes mais veloz do que a atual versão 2.0

Nova geração de dispositivos USB deve ser lançada em meados do próximo ano

Por Chris Mellor, da PC WOLD (EUA)

14/11/2007 às 14h44

usb_rapido_70.jpg
Foto:

usb_rapido_150A Intel e um grupo de empresas que inclui HP, Microsoft, NEC e Texas Instruments estão desenvolvendo a sucessora da tecnologia USB 2.0. A terceira geração de USBs vai transferir informações com velocidades de até 4.8 gigabits por segundo (Gbps) – dez vezes mais rápido do que a 2.0, que tem velocidade de transferência de 480 megabits por segundo (Mbps). E o mais legal: o novo padrão será compatível com os dispositivos 2.0 e 1.1.

Segundo a Intel, a USB 3.0 consumirá menos energia elétrica e será mais eficiente. Como ela é compatível com cabeamentos de cobre e fibra óptica, deveremos ter, no futuro, transferências com taxas ainda mais altas.

Há também planos de aprimoramento do formato de transferência da USB Wireless (WUSB). Atualmente, ela opera com os mesmos 480 Mbps da USB 2.0. Um novo formato da WUSB 1.1 poderá atingir velocidade de 1 Gbps.

O estrategista de tecnologia da Intel, Jeff Ravencraft, afirma que o crescente interesse por música digital e vídeos de alta definição é a razão principal do desenvolvimento de um novo padrão de USB. O grupo espera que a USB 3.0 esteja pronta para comercialização até o meio do ano que vem.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail