Home > Notícias

Apple faz primeira atualização do Leopard e provável última do Tiger

Em dois dias Apple corrige falhas em seus dois sistemas operacionais

Por Computerworld/EUA

16/11/2007 às 21h50

Foto:

Com a atualização são corrigidos alguns erros, como alguns softwares que são travados quando o firewall está configurado para ser flexível, como acontecia com o Skype. Também foram solucionados problemas de formatação de drivers antes de serem usados pelo Time Machine, software integrado de backup.

Uma falha que apagava informações transferidas para um drive, caso o destino fosse desconectado repentinamente, também foi corrigida. A Apple também liberou as primeiras atualizações de segurança para o Mac OS X 10.5, corrigindo três falhas no firewall.  Nenhuma das vulnerabilidades poderia ser utilizada por hackers para executar códigos remotamente, mas duas expunham o Mac a controle de terceiros, as atualizações fecham esses buracos.

Na quarta-feira (14/11) a Apple atualizou 41 vulnerabilidades no Mac OS X 10.4, na mais longa e possivelmente última atualização do Tiger. Também foram corrigidas 10 falhas na versão para Windows do Safari e atualizadas outras aplicações. No Update 2007-008 para o Mac OS X 10.4, das 41 correções 15 podem ser consideradas críticas, recebendo a descrição “execução arbitrária de código”, que identifica um ataque que resultaria em um comprometimento do Mac. 

As outras atualizações corrigem falhas que podem quebrar o sistema ou aplicações, danificar o DNS cache, permitir que sites maliciosos executem downloads ou que hackers vasculhem arquivos do disco rígido da vítima. Muitas das vulnerabilidades estão relacionadaa aos componentes desenvolvidos por terceiros, observa Andrew Storms, diretor de operações de segurança da nCircle. “Os maiores bugs encontrados no OS X e no iPhone estão relacionados a aplicações de terceiros integradas ao sistema da Apple”, diz Storms.

Nessa categoria a Apple incluiu uma correção para uma vulnerabilidade no Flash Player, publicada no meio de julho. A atualização para o problema está disponível no site da Adobe desde então, mas é a primeira vez que a Apple a inclui nas correções.  A versão para Windows do Safari também foi atualizada. Um download separado para Windows Vista e XP corrige 10 “buracos” no browser, um deles poderia ser utilizado para execução de códigos.

A atualização para o OS X 10.4 também inclui melhorias na performace, confiabilidade e estabilidade. Foi melhorada a compatibilidade com hardwares de terceiros, a capacidade de rodar o VMware e também dispositivos de disco via USB.

Gregg Keizer, editor do Computerworld, de Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail