Home > Dicas

Por segurança, mantenha cópias de suas mensagens e contatos

Elas podem ser úteis caso o equipamento falhe ou quando mudar de programa de e-mail

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

16/11/2007 às 16h45

mail_seguranca_70.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

mail_seguranca_150Hoje em dia nem é preciso mais ter um PC para ser dono de uma ou muitas contas de e-mail, o que pode ser obtido a partir de serviços gratuitos de e-mail como o BOL e Gmail. Ao lado do telefone celular, o e-mail se tornou um aliado importante na comunicação e ficar sem ele ou sem as informações que estão lá pode ser tornar um pesadelo.

André Luiz de Oliveira, paulistano de 25 anos e administrador de empresas, lembra sem saudades, uma situação que viveu quando estava desempregado, há dois anos. “Eu estava em contato com algumas empresas, por e-mail, quando meu PC deu pau e eu perdi todas as mensagens e contatos armazenados no Outlook Express. Claro que eu não tinha backup. Foi constrangedor, depois de identificar o telefone dessas empresas, ter que ligar e solicitar que enviassem as mensagens novamente”, diz.

Situações como a de Oliveira são mais comuns do que se pensa. Há programas de backup com as mais diversas funcionalidades que usados adequadamente fariam com que o problema não passasse de um contratempo sem importância. O usuário também tem a opção de fazer cópia de seus arquivos na web, sem ter que pagar por isso e deixar os dados acessíveis a partir de qualquer conexão internet.

Mas saiba que é possível utilizar as próprias ferramentas de e-mail (Microsoft Outlook, Outlook Express, Thunderbird, Eudora, só para ficar entre os mais importantes) para salvar as mensagens e contatos. Veja abaixo como fazer isso, mas saiba que duas coisas são fundamentais: a primeira é manter essas ‘cópias’ atualizadas – no mínimo uma vez por semana, dependendo do volume de e-mails que você envie e recebe – e, preferencialmente, em uma mídia separada do seu PC, como um CD ou DVD (de nada vai adiantar um backup feito no próprio HD se computador pifar). Ah! E não se esqueça de fechar os programas de e-mail antes de fazer as cópias ou quando for restaurá-las.++++
Outlook Express
Talvez o programa de e-mails mais comum para quem usa o Windows, o Outlook Express só oferece ferramenta de exportação de mensagens e catálogo de endereços para o Microsoft Outlook ou no Microsoft Exchange. No caso de importar, ele é mais flexível e traz outras possibilidades. Caso o usuário busque apenas uma maneira de manter essas informações em segurança, o mais fácil é fazer cópias os arquivos diretamente da pasta onde estão armazenados e, nesse caso, mantenha a localização destes arquivos anotado em locar seguro, pois ela será útil em uma eventual recuperação dos dados.

Utilizando o Windows Explorer, vá até a pasta C:\Documents and Settings\<user_name>\Local Settings\Application Data\Identities\{445BA929-0754-421E-B2F9-D5F440A69141}\Microsoft\Outlook Express (onde <user_name> corresponde ao nome do usuário no Widows). Lá você vai encontrar vários arquivos no formato .dbx, utilizado pelo Outlook Express para armazenar as informações do correio.

Assim, o arquivo Inbox.dbx possui as mensagens que estão em sua caixa de entrada; o SentItems.dbx, as mensagens enviadas e assim por diante. Note que se você possuir pastas particulares, elas terão arquivos .dbx correspondentes nesse local. Copie todos esses arquivos e mantenha-os para uso quando precisar. Se tiver de restaurar sua conta de e-mail do Outlook Express, basta copiar esses arquivos para a pasta indicada acima.

e_mail_01++++

Microsoft Outlook
O cliente de e-mail que acompanha o pacote Office, da Microsoft, trabalha de forma diferente. Em vez de manter as informações do e-mail em pastas separadas, ele guarda tudo em um único arquivo chamado Outlook.pst, que pode ficar enorme dependendo das mensagens e contatos que se tem.

Este arquivo, no caso do Office 2003, fica armazenado na pasta C:\Documents and Settings\<user_name>\Local Settings\Application Data\Microsoft\Outlook\Outlook.pst, onde <user_name> é o nome do usuário do Widows . Caso não o localize, procure pelo arquivo Outlook.pst em seu disco rígido. Se encontrar mais de um, assegure-se de copiar a versão correta; cheque isso a partir da data de atualização do arquivo. Caso tenha de restaurar as informações do Microsoft Outlook, basta copiar esse arquivo salvo em sua pasta de origem.

Eudora
Os arquivos de informações pessoais do Eudora estão armazenados no diretório Data , no mesmo local onde o arquivo eudora.ini está localizado. No caso do Windows XP e 2000, ele em geral está no endereço C:\Documents and Settings\<username>\Application Data\Qualcomm\Eudora.

Caso não esteja lá ou não se lembre que pasta escolheu na instalação do programa e esteja utilizando a versão 6.2 ou mais nova do Eudora, clique em Ajuda e depois Sobre o Eudora. Verifique, na caixa que for exibida o endereço da pasta, listado após a palavra Data:. Basta copiar todo o conteúdo desta pasta - o Eudora lembra o Outlook Express por armazenar as informações (pastas, mensagens e contatos) em arquivos separados – para um local seguro. Se tiver que restaurar a caixa de e-mail, copie todos os arquivos para seu lugar de origem novamente.

e_mail_02++++

Thunderbird
O cliente de e-mails da Mozilla é amplamente utilizado no mundo do software livre e vem ganhando adeptos também no universo Windows, seja porque a interface é agradável e ou porque o programa consome poucos recursos do sistema. As informações da conta de e-mail (mensagens, contatos, pastas, etc.) são armazenadas separadamente e, caso o usuário tenha optado pela instalação padrão no Windows, elas estão no endereço C:\Documents and Settings\<user_name>\Application Data\Thunderbird.

Copie todo o conteúdo (pastas e subpastas) para a área de segurança. Se não localizar esse diretório, procure em seu HD pela pasta Thunderbird e cheque a data dos arquivos. Em caso de necessidade de restauração do conteúdo, basta copiar tudo novamente para a pasta de origem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail