Home > Notícias

AMD lança plataforma de chip Spider de olho no consumidor multimídia

Empresa une chip de quatro núcleos, cartão gráfico e chipset em uma única plataforma

Por IDG News Service/EUA

19/11/2007 às 11h21

Foto:

A AMD lança nesta segunda-feira (19/11) a plataforma Spider, que combina a próxima geração de processadores de quatro núcleos da empresa, com cartões gráficos e chipsets em uma única plataforma.

Leia mais:

Com isso, a empresa espera entregar uma plataforma de computação mais apropriada para os usuários multimídia, melhorando a qualidade de vídeos de alta definição.

A plataforma Spider inclui o processador Phenon, que também será anunciado nesta segunda-feira. Ele será fabricado no processo de manufatura de 65 nanômetros.

O Phenon, que estará disponível nas velocidades de 2,2 GHz e 2,3 GHz, inclui três caches compartilhados, para melhorar o desempenho da memória, disse Leslie Sobo, diretora de marketing para desktops da companhia.

Outra característica da plataforma é sua capacidade de detectar a aplicação que está rodando e ajustar o consumo de energia. Por exemplo, se o usuário estiver trabalhando com um software de e-mail, ela vai consumir menos energia automaticamente.

A plataforma Spider é o primeiro fruto da aquisição da ATI pela AMD, por 5,4 bilhões de dólares. Desde então, a empresa tem enfrentado problemas, perdeu participação de mercado para a Intel e tem registrados prejuízos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail