Home > Notícias

Esqueça as gerações X e Y: vem aí a geração V de consumidores

Consumidores são atraídos pela internet e por sua capacidade de oferecer conhecimento

Por Computerworld/EUA

19/11/2007 às 11h45

Foto:

Muito se fez pelo estereótipo característico das gerações que seguiram a era Baby Boomer. O mesmo pode ser dito da última geração, mas a Gartner alerta os marqueteiros para definir as gerações por suas ações online no lugar de suas datas de nascimento.

Leia mais:

Num relatório, divulgado nessa semana, a Gartner afirma que os métodos tradicionais não funcionam com esse novo grupo de consumidores.

O último grupo, chamado de Geração Virtual, ou V, é feito de pessoas de múltiplos grupos demográficos e idades, que fazem suas conexões sociais online por mundos virtuais, videogames, blogs em redes sociais ou lendo informações geradas pelos usuários em sites de e-commerce.

A Geração V é atraída para a internet, onde pessoas podem ganhar status e conhecimento por vias não disponíveis no mundo físico. Basicamente, a Geração V é feita de pessoas que trocam a experiência física por uma online, diz Adam Sarner, analista da Gartner.

A distinção online é importante, ele nota, pois as empresas que pretendem vender produtos e serviços pra essa geração não podem se basear em dados comuns como nome, idade e endereço para levar mensagens de marketing. É mais comum que a Geração V interaja com um marketeiro por uma entidade online, feita de todos os seus comportamentos online, afirma Samer.

Com o tempo, reunir detalhes sobre essas “pessoas virtuais” dos consumidores será mais importante do que a informação demográfica. Em 2015, garante a Gartner, mais dinheiro será arrecadado com vendas a pessoas online do que a consumidores off-line.

Para as empresas se prepararem para a Geração V, a consultoria faz as seguintes recomendações:

  • organize os produtos ao redor de múltiplas personalidades online;
  • venda para essas personalidades e não pessoas;
  • crie ambientes virtuais para a audiência explorar os produtos;
  • divida investimentos de consumidores conhecidos para desconhecidos;
  • desenvolva e mantenha novas habilidades para atrair a Geração V.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail