Home > Notícias

Internet pode ficar sem capacidade em 2010, diz estudo

Internet vai criar 161 exabytes em 2007, o equivalente a 50 mil anos de vídeos com qualidade DVD, diz estudo da Nemertes Research

Por IDG News Service/EUA

20/11/2007 às 15h01

Foto:

O uso corporativo e doméstico da internet pode levar a um esgotamento da capacidade de atual infra-estrutura se não forem feitos investimentos superiores a 137 bilhões de dólares, diz um estudo da Nemertes Research, uma empresa independente de análise.

O motivo, de acordo com a Nemertes, é um crescimento de conteúdos audivisuais. O estudo foi feito para uma base de clientes da lista da Fortune 2000, provedores de serviços e organizações sem fins lucrativos, como a Internet Innovation Alliance (IIA).

O estudo sugere que a demanda por aplicações web, como streaming e vídeos interativos, transferëncias de arquivos em redes peer-to-peer e download de música vai acelerar e exigir mais capacidade da rede.

Atualmente, quase 75% dos norte-americanos que usam a internet assistiram em média a 158 minutos de vídeo em e viram mais de 8,3 bilhões de vídeos em streaming em maio, segundo dados da comScore.

A internet vai criar 161 exabytes de novos dados este ano. Para se ter uma idéia, um exabyte é o equivalente a aproximadamente a armazenar 50 mil anos de vídeos com qualidade de DVD.

Grant Gross, editor do IDG News Service, em Washington

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail