Home > Notícias

Aprenda a proteger seu e-mail de olhos curiosos

Criptografar mensagens não é fácil, mas vai garantir sua privacidade

Por Erik Larkin, da PC WORLD (EUA)

21/11/2007 às 16h35

Foto:

proteja_emails_150E-mails são uma ótima ferramenta de comunicação, mas também são vulneráveis quanto à privacidade. Durante o caminho que eles percorrem na Internet até chegarem ao destinatário, bisbilhoteiros podem interceptá-lo e descobrir o seu conteúdo. Apesar disso não acontecer com todo e-mail, se você quiser ter certeza de que sua privacidade será mantida, é melhor criptografar suas mensagens.

O problema é que fazer isso não é simples. Primeiro, você deve criar uma identidade digital (ID), na forma de um certificado. Depois, tem que contar qual a sua identidade digital para quem você pretende enviar um e-mail. Em troca, a pessoa deve lhe dizer qual a ID dela.

Seu certificado tem que ser guardado religiosamente. A perda dele (devido a um problema no disco rígido, por exemplo) significa não ter mais a capacidade de enviar ou receber e-mails encriptados e, além disso, não poder ler as mensagens criptografadas que já havia recebido.

Confira algumas instruções para poder enviar informações secretas (ou qualquer outro conteúdo que você não gostaria que outros lessem) de maneira segura.

Usamos dois programas de e-mail, o Outlook 2003, da Microsoft e o Thunderbird, da Mozilla. Antes de usar os suportes de certificação em ambos os programas, você precisará acessar o site Cômodo ou o Thawte, para conseguir uma certificação gratuita.

O Thawte é mais completo, embora nenhum deles tenha instruções simples. Em nossos testes, houve vezes em que, embora o processo parecesse ocorrer perfeitamente, o certificado nunca apareceu.

Essa nova identidade digital fica no “depósito de certificados” do browser de Web que você usa. O Internet Explorer e o Outlook compartilham o mesmo depósito, mas o Firefox e o Thunderbird usam cada um o seu. Cheque o depósito em busca de sua identidade, exporte-a e providencie um backup dela imediatamente.

Para fazer o mesmo com o Internet Explorer, vá em Ferramentas, Opções da Internet e clique em “Conteúdo”. Depois disso, clique em Certificados. Você deverá ver seu novo certificado inserido na aba “Pessoal”; selecione-o e clique em Exportar. Nos resultados do Export Wizard, escolha a opção para exportar a chave privada, guarde os defaults para o Export File Format e crie uma senha e um nome de arquivo. ++++
proteja_emails_150Para o Firefox, vá em Ferramentas, Opções, e escolha o modo avançado. Clique em Criptografia, Certificados. No Gerenciador de Certificados, selecione seu novo certificado de e-mail, em baixo de “Seus Certificados” e clique no botão Backup.

Salve o certificado exportado em uma unidade de disco USB, um serviço de armazenamento online seguro ou outro lugar confiável. Felizmente, o IE e o Outlook compartilham o depósito de certificados, portanto não há necessidade de importá-lo para o programa de e-mail.

Já no Thunderbird, siga os mesmos passos descritos para o Firefox, mas em vez de clicar em Backup, clique em Import. Se estiver usando uma combinação de Firefox e Outlook, abra o Outlook, vá em Ferramentas, Opções e selecione a aba Segurança. Então clique no botão Importar/Exportar.

Agora você está pronto para trocar certificados com outras pessoas e para enviar e receber mensagens criptografadas. No Outlook, abra uma nova janela para escrever um e-mail, preencha o endereço do destinatário e clique no botão da barra de ferramentas que mostra um envelope amarelo com uma marca vermelha. Isso irá assinar digitalmente a mensagem e mandar seu certificado para o endereço digitado.

Para que outra pessoa adicione seu novo certificado de identidade à versão do Outlook, ela deve abrir sua mensagem assinada digitalmente e, em seguida, adicionar sua ID.

No Thunderbird, selecione Security, Digitally Sign This Message as you type an e-mail. Ele automaticamente adicionará os certificados recebidos recentemente de assinaturas digitais.

Enfim, você está protegido. Quando escrever um e-mail no Outlook, clique no botão Criptografar (um envelope amarelo com um cadeado azul), na segunda linha da barra de ferramentas. No Thunderbird, selecione Security, Encrypt This Message. Se não possuir o certificado do destinatário, verá um erro quando tentar enviar a mensagem, Mas se você fez tudo corretamente, seu e-mail estará protegido de bisbilhoteiros.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail