Home > Notícias

Mobilefest começa em São Paulo ligando celulares a inclusão digital

Segundo Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel debate sobre celular como inclusor digital

Por Redação, do IDG Now!

21/11/2007 às 16h08

Foto:

Começa nesta quarta-feira (21/11) a segunda edição do Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel, também chamado de Mobilefest, cuja programação, que se estenderá até o começo de janeiro de 2008, deverá debater a influência dos telefones celulares como meio de inclusão digital de usuários menos abastados.

Leia mais:

O Mobilefest 2007 começa nesta quarta com o painel Ligação, conjunto de palestras e vídeo-apresentações dividido em dois dias com pesquisadores das áreas de inclusão digital e mobilidade.

Abre o painel um depoimento exclusivo de Alan Kay, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) cujo projeto Dynabook serviu de base para que Nicholas Negroponte propusesse seu "laptop de 100 dólares".

No segundo dia de debates, o foco será o uso do telefone celular como agente transformador da socidade, com a presença de Katrin Verclas, que apresentará ONGs que utilizam o gadget em países em desenvolvimento, e Eliezer Muniz, responsável pelo projeto Canal*MOTOBOY em que motoboy paulistanos ganharam celulares para contar seu cotidiano online.

O foco na relação entre a massa crítica atingida por celulares e seu potencial como inclusor digital será também aproveitado no II Seminário Internacional organizado pelo Mobilefest, ápice do festival que acontece entre os dias 5 e 7 de novembro e reunirá 17 pesquisadores da área em debates ao vivo ou por video-conferência.

Por fim, a Mostra Expositiva Internacional será iniciada junto ao colóquio internacional e ficará em cartaz até janeiro de 2008, expondo trabalhos de video-artistas, como Rachel Jacobs, ou interessados que cadastraram suas obras até o dia 10 de outubro.

O Mobilefest 2007 será concentrada no SESC Avenida Paulista, em São Paulo, e tem taxa de inscrição que chega a 40 reais para interessados nos debates.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail