Home > Dicas

Use um e-mail descartável para acabar com as mensagens indesejadas

Quando o lixo eletrônico passa dos limites, basta você descartar o falso endereço

Por Erik Larkin, PC WORLD EUA

22/11/2007 às 13h56

spam_150.jpg
Foto:

spam_150Qualquer um que já teve a caixa de entrada do e-mail cheia de dicas “baratas”; ofertas farmacêuticas ou tentativas de phishing, já tive duas fantasias: desligar a “enxurrada” de spams e descobrir quem deu aos spammers seu endereço. Endereços de e-mail descartáveis podem fazer essas duas fantasias virarem realidade, pelo menos para alguns de seus spams.

Com o serviço certo de e-mail, é possível configurar contas de e-mail alternativas, especificamente criadas para alguns tipos de transações que você suponha passíveis de ser alvo de mensagens indesejadas (spams). Mensagens enviadas até você serão entregues em sua caixa postal principal, independentemente de terem sido enviadas para alguns de seus e-mails descartáveis. Ao notar que alguma(s) destas contas alternativas se tornou alvo de spammers, basta desativá-la. Esse tipo de ação ajuda até identificar que possivelmente distribuiu seu contato (o descartável) para spammers.

Avaliamos três serviços de correio eletrônico que oferecem tal facilidade o Yahoo AddressGuard (parte dos 20 dólares anuais pagos pelo Mail Plus Service); Gmail Disposable address (gratuito), e um relativamente novo chamado Anonymizer Nyms (20 dólares/ano).

Com a ferramenta do Yahoo você pode escolher um único prefixo para todos os endereços que criar, como, por exemplo, “erik-” e então incluir um sufixo para cada novo endereço descartável criado. Uma dica é utilizar como sufixo o nome de domínio do site (para o qual tal e-mail foi criado). O resultado poderia ser algo como erik-empresa-tal@yahoo.com. Você também pode adicionar anotações de quando e porque você fez negócios com a empresa quando criou o endereço.

Com o Nyms, você seleciona um único nome para cada endereço visitando o site da Nyms ou usando o software em seu PC. Todos os seus endereços Nyms terminarão como “nyms.net” e qualquer mensagem eletrônica enviada para qualquer um desses será encaminhada para a conta de e-mail que você registrou no serviço. Dos três serviços testados, o Nyms oferece mais características, como a possibilidade de especificar uma data de validade para o endereço.

Se você responder algum e-mail enviado para os endereços Nyms ou do Yahoo, sua resposta se mostra como enviada pelo endereço temporário. Aliás, ambos serviços permitem que você crie um novo e-mail em aproximadamente 30 segundos usando a barra de ferramentas.

Comparado ao Yahoo e Nyms, o Gmail não requer nenhuma configuração adicional, mas também apresenta desvantagens. Para usá-lo, você deve adicionar em seu e-mail gmail principal “+palavra”, como por exemplo. Além de não ser elegantes, fica fácil para qualquer um 'descobrir' qual é o seu e-mail real e aí de nada vai adiantar a sua conta descartável. E qualquer mensagem enviada para esse 'novo' e-mail terá como destino final sua conta do Gmail.

Além disso, como o processo não envolve a criação de uma nova  conta de e-mail, não é possível simplesmente apagá-la caso esse endereço comece a ser alvo de spams. Em vez disso, torna-se necessário criar um filtro para bloquear ou deletar e-mails enviados para o endereço 'descartável' do Gmail. E o pior: caso você responda a qualquer mensagem enviada a esse endereço alternativo, o destinatário irá recebê-la como se tive sido enviada a partir de seu e-mail principal.

* Erik Larkin é um editor associado da PC World.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail