Home > Notícias

Parceria entre Brasil e Coréia traz equipamento móvel de TV Digital

A primeira empresa a vir ao País depois do convênio é a KR Display

Por Luiza Dalmazo, do Computerworld

22/11/2007 às 12h06

Foto:

Depois de fechar acordos de cooperação com Espanha e México, a Associação Brasileira de Software e Serviços de Informática (Assespro) firmou nesta quarta-feira (21/11) um convênio com a Kiica, entidade equivalente na Coréia.

Leia mais:

Segundo o presidente da Associação coreana, Kim Seon Bae, a intenção da Kiica nesse acordo é cumprir seu papel de origem, que é o de promover a integração de empresas e governos de diferentes países.

“Hoje o setor de TIC representa um terço dos 112,5 bilhões de dólares que a Coréia exportou para o Brasil em 2006 e acreditamos que o potencial é muito maior”, afirma.
Também no ano passado, desse montante exportado para cá, 1,9 bilhão de dólares foram no setor de TIC.

O presidente da Assespro, Roberto Carlos Mayer, concorda, já que as especialidades de cada país são complementares. “A Coréia tem tradição em hardware e o Brasil tem como características mais marcantes a atuação com software e serviços”, lembra.

Dessa forma, parte das 8 mil empresas coreanas que fazem parte da Kiica poderão começar a atuar no Brasil.

Um exemplo disso é a KR Display que, aproveitando o começo da televisão digital no País e também o acordo, trouxe para o mercado local um dispositivo móvel em que é possível assistir televisão aberta.

O equipamento, que usa a tecnologia one-seg, antes das taxas de importações custa 120 dólares e tem tela com cerca de 4 polegadas, o que equivale a uma boa máquina fotográfica digital. “No futuro também pensamos em trazer a tecnologia embutida em aparelhos celulares”, estima Steven Chun, diretor da empresa.

O acordo entre os dois países deverá aumentar o número de coreanos estabelecidos aqui, que hoje é de aproximadamente 100 empresas. Na tarde desta quarta, representantes do governo coreano e brasileiro, assim como de empresas, estarão reunidos no Fórum Brasil Coréia de TI, em que será formalizado o Memorando de Entendimento entre as associações dos dois países.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail