Home > Notícias

Criador do Hotmail, Sabeer Bhatia, lança pacote de aplicativos online

Live Documents se integra ao Microsoft Office, para que os usuários possam trabalhar também nos documentos offline

Por IDG News Service/Índia

22/11/2007 às 12h28

Foto:

O co-fundador do Hotmail, Sabeer Bhatia, está apostando em um pacote de produtividade online para competir com ofertas similares da Microsoft e do Google.

Leia mais:

A Instant Collaboration Software Technologies, empresa instalada em Bangalore e co-fundada por Bhatia, lançou o Live Documents na quarta-feira (21/11). O serviço online permite aos usuários criar e editar documentos online usando o navegador, além de compartilhar os arquivos com outros usuários.

O serviço funciona em qualquer navegador que suporte Flash, da Adobe Systems, e roda em qualquer sistema operacional, disse Sumanth Raghavendra, chief executive officer (CEO) da InstaColl.

Os documentos hospedados na web também podem ser atualizados offline, por meio de um cliente de software para desktop que utiliza o Microsoft Office, acrescentando a ele recursos de colaboração, disse Raghavendra.

O usuário trabalha no documento no Office e a próxima vez que estiver online as atualizações serão feitas no Live Documents.

O acesso ao serviço, que ainda está limitado a uma prévia tecnológica no site do Live Documents, será gratuito para indivíduos – para popularizar a plataforma -, mas cobrado para usuários corporativos.

Como utiliza as tecnologias Flash e Flex, da Adobe, o Live Documents oferece uma melhor experiência ao usuário que as aplicações hospedadas do Google, disse Raghavendra.

“Até mesmo usuários do Microsoft Office podem usar nossos serviços”, apontou o CEO, acrescentando que a Microsoft não vai sacrificar seus softwares para desktop oferecendo uma versão completa do pacote Office hospedada na web, o que cria oportunidade para empresas como a InstaColl.

Bhatia, que se tornou conhecido ao vender o Hotmail para a Microsoft por 400 milhões de dólares em 1997, disse à imprensa em Bangalore que a nova aplicação endereça uma oportunidade de mercado maior que a do Hotmail.

A InstaColl está de olho tanto no mercado de produtividade em escritórios, estimado em 20 bilhões de dólares neste ano, quanto no segmento de gerenciamento de documentos e colaboração.

Além do Microsoft Office, o pacote vai suportar a suíte de código aberto OpenOffice.org para quem quiser trabalhar offline em alguns meses, além de um software próprio para desktop da InstaColl.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail