Home > Notícias

Gazeta inicia transmissão experimental de TV digital

Rede vai investir 20 milhões de dólares em novos equipamentos para captação e edição

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

22/11/2007 às 12h16

Foto:

A Rede Gazeta iniciou oficialmente nesta quarta-feira (21/11) a transmissão experimental da sua programação no sistema digital.

Leia mais:

A emissora vai investir 20 milhões de dólares ao longo de 15 meses para implantar a TV digital. Com recursos captados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a rede vai investir em novos equipamentos para captação e edição de imagem em alta definição.

Os testes, que começaram há duas semanas, incluem a transmissão de sinal para dispositivos móveis – celulares e TVs portáteis.

A rede também planeja utilizar o recurso de multiprogramação para transmitir um canal alternativo, com conteúdo gerado pelos alunos do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e patrocínio da BestShopTV, também apoiada pela Fundação Cásper Líbero.

Os planos da emissora em relação ao uso do recurso de interatividade estão limitados, inicialmente, ao envio de informações básicas sobre a programação.

“Estamos prontos para oferecer um pouco mais, mas os aparelhos disponíveis no mercado não estão prontos para a interatividade”, argumenta Silvio Alimari, superintendente da Rede Gazeta.  “Mas em breve os telespectadores poderão acessar na tela as receitas da Palmirinha”, exemplifica o executivo.

A Gazeta adquiriu um transmissor de tecnologia nacional, da fabricante Linear, para enviar o sinal digital e garante que a cidade de São Paulo terá 100% de cobertura – as chamadas áreas de sombra, onde o sinal não chega, serão cobertas com retransmissores, segundo Iury Saharovsky, gerente de engenharia da TV.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail