Home > Notícias

Brasileiros poderão ouvir rádio digital a partir de 2008, diz Minicom

Testes finais com sistemas de digitalização devem ocorrer até o fim de 2007

Por Redação do IDG Now!*

23/11/2007 às 11h48

Foto:

Os brasileiros poderão ouvir rádio digital a partir de 2008, informou o Ministério das Comunicações (Minicom) nesta quinta-feira (22/11). Os testes finais devem ser realizados até o fim deste ano, aponta o secretário de Telecomunicações, Roberto Martins.

Leia mais:

Dois sistemas de digitalização estão sendo testados: o norte-americano In Band – On Chanel (Iboc) e o europeu Digital Radio Mondiale (DRM).

Algumas organizações recentemente criticaram o modelo Iboc, que pode reduzir o espaço no espectro para entrada de novas rádios, afirmaram.

Até agora, as transmissões foram realizadas por apenas algumas emissoras, e o Ministério precisa que várias testem a transmissão digital simultaneamente para avaliar riscos de interferência.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a realização de 20 testes. Apenas cinco relatórios foram entregues, contudo, o que impossibilita à Anatel recomendar um dos sistemas ao Ministério.

A mudança do sistema analógico para o digital tem alto custo tanto para as emissoras quanto aos consumidores - as rádios gastarão, no mínimo, 30 mil dólares com o modulador necessário para a mudança.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou em agosto que um receptor de rádio digital irá custar cerca de 70 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail