Home > Notícias

Apague tudo do celular antes de dá-lo a alguém ou jogar o aparelho no lixo

Delete seus PINs, senhas de acesso, dados e outras informações importantes

Por Andrew Brandt, PC World EUA*

23/11/2007 às 15h10

celular_seguranca_150.jpg
Foto:

celular_seguranca_150Quem opta por trocar de celular deve ter em mente que, ao se desfazer do aparelho antigo - seja por dá-lo a outra pessoa ou mesmo pelo simples descarte do dispositivo - a questão da privacidade deve ser observada bem de perto. Isso porque, na memória do celular, costumam estar armazenadas informações importantes (como número de telefones de familiares, amigos e contatos de trabalho, senhas), além de fotos pessoais e e-mails, nos modelos que comportam tais serviços. Como em um computador, apagar tais informações depois que elas tenha sido transferidas para o novo celular é, em alguns casos, uma operação extremamente difícil, senão complexa.

Se o seu cellular armazena contatos e outras informações em um cartão SIM, comece então retirando o cartão. Mas há modelos que permitem que parte das informações fiquem no SIM (como a agenda de contatos), enquanto que dados referentes às chamadas, fotos, vídeos e tudo o mais residam na memória interna do aparelho.

Para livrar-se de tudo, talvez você precise empregar diversos comandos para resetar – e esses comandos nem sempre são fáceis de achar em um celular moderno com menus complexos, até como forme de evitar que sejam acionados acidentalmente. Determinado modelo de celular Samsung que testamos requer que você entre com dez diferentes comandos para deletar todos os dados, incluindo mensagens de texto, números de telefone, ligações e login. Mas lembre-se, se o dispositivo mantém no cartão SIM a agenda de telefones, retire-a do aparelho antes de apagar qualquer outro conteúdo.

O pessoal da ReCellular,  empresa especializada na reciclagem e venda de telefones celulares usados, tem uma ótima solução: o Cell Phone Data Eraser. Com ele, basta fornecer a marca e o modelo de seu aparelho para descobrir os comando necessários para deletar cada dado.

Se você não sabe qual o modelo do seu aparelho, tente checar embaixo da bateria. Se você não encontrou as instruções nesse website, então você terá de checar seu manual. O que fazer se você perdeu esse manual? Felizmente, a maioria dos fabricantes oferece versões para download com cópia dos manuais dos aparelhos.

Se você acha que consegue se livrar de qualquer ameaça à privacidade ao devolver seu aparelho para seu provedor de serviços ou fabricante, considere estar errado. Um relatório sobre segurança reportou que um usuário da operadora Cingular recebeu um aparelho remanufaturado em substituição a um outro, que apresentava mau funcionamento, encontrou no “novo” celular os dados do proprietário anterior, incluindo número de contas, nomes de usuário e senhas.

Mesmo após ter seguido passo-a-passo as orientações para apagar todo o conteúdo do aparelho, cheque novamente para ter certeza de que sua agenda, ligações e outros dados armazenados foram deletados. Só então sinta-se seguro para doar, vender ou jogar o celular na lata do lixo.

*Andrew Brandt é editor sênior associado da PC World EUA.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail