Home > Dicas

Use melhor a luz para obter fotos fantásticas

Aproveite o dia e use ao máximo a luz natural para tirar melhor proveito de sua câmera digital

Por Dave Johnson, PC World (EUA)

27/11/2007 às 14h36

dicas_foto_150.jpg
Foto:

dicas_foto_150A luz do dia é um recurso precioso, e ela se esgota se usamos com consciência ou não. Por isso, ela é essencial para a fotografia. Mas como tirar melhor proveito disso? Veremos alguns segredos para tirar vantagem da luz natural em suas fotos digitais.

Saiba quando usar o Flash
Este recurso sempre foi mal compreendido flash. Se você tem um flash embutido na câmera, ele apenas pode iluminar um objeto a cerca de 4 metros de distância. Se você for tirar uma foto de uma cena que está mais longe que isso, o melhor a fazer é desligar o flash e deixar a câmera calcular a exposição com a luz disponível. Se tiver dúvidas, tire a foto com o flash ligado para ver o resultado. Se não gostar do que viu, tente novamente com o flash desligado.

E enquanto o flash é geralmente usado em situações de pouca luz, ele pode também ser útil para fotos externas em pleno dia. Por exemplo, você pode usar seu flash como luz complementar para eliminar sombras causadas pelo sol.

Evite contrastes berrantes e sombras
A maior parte das pessoas, não sabemos o motivo, adoram tirar fotos ao meio-dia e não há horário pior para fotografar do que este. Se você olhar através do viewfinder da câmera e ver uma leve sombra em seu objeto, saiba de uma coisa: em sua foto, a divisão entre luz e sombra será parecida com a linha que divide o dia e a noite na lua.

Câmeras digitais possuem um maior alcance de exposição que o olho humano, então elas tendem a exagerar na divisão entre luz e sombra. Se puder, mova seu objeto para debaixo de uma árvore, atrás de um prédio ou qualquer lugar onde você possa fugir da luz do sol. Isso irá reduzir a média de contraste na cena.

Leia também:

dicas_foto_150Use a “hora mágica”
Se o meio-dia é um horário ruim para fotografar, então quando é um bom horário? As primeiras horas do amanhecer e ao cair da tarde são os horários ideais. Nessas condições, o sol está mais fraco e você não terá uma luz de contraste berrante. Fotógrafos chamam esses dois períodos de “hora mágica”, porque é quando a iluminação fica especial.

Fotos Noturnas
Quer treinar tirar fotos durante a noite? Se você usar uma longa exposição (pelo menos meio segundo) com a câmera apoiada em um tripé, você terá lindas imagens com as luzes da cidade e com rastros de luzes vermelhas e brancas dos automóveis.

Eis o segredo que muitos não sabem: Se você tenta tirar fotos durante o crepúsculo (geralmente 10 minutos após o pôr-do-sol ou 10 minutos antes do nascer do sol), o céu fica tomado por um profundo, rico e romântico azul, e ainda você pode capturar todas as luzes da cidade que fazem da foto noturna tão especial.

Leia também:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail