Home > Notícias

Yahoo revela planos de oferecer busca estruturada no próximo ano

Estruturação dos resultados organizará apanhado de links devolvidos pelo buscador

Por IDG News Service/Índia

27/11/2007 às 15h30

Foto:

Usuários do Yahoo Search poderão logo fazer buscas estruturadas a respeito de termos selecionados ao invpes de navegar por um grande número de resultados.
A companhia planeja oferecer uma nova busca estruturada para fazer a internet mais fácil de se navegar.

Leia mais:

Caso um usuário digite o termo "telefone celular" no campo de busca, por exemplo, ao invés de reproduzir a lista de resultados padrão contendo a expressão, a nova busca estruturada do Yahoo oferecerá menus do tipo "pull down" com escolhas como marcas, tecnologias e especificações, afirmou Ricardo Baeza-Yates, vice-presidente de pesquisa para Europa e América Latina do Yahoo.

A função é ajustável para aplicações de e-commerce como shoppings online, afirmou ele.

Uma vez que a escolha tenha sido feita pelo usuário nos menus, o Yahoo Search oferecerá uma lista de aparelhos que coincidem suas especificações, seus preços e os sites onde podem ser comprados.

Baeza-Yates não revelou quando a função estaria disponível no Yahoo Search, mas indicou que poderia ser rápido.

A busca estruturada é uma das muitas tecnologias que o Yahoo planeja introduzir para ajudar a diferenciar seu serviço do de seus competidores, como Google e Microsoft.

A companhia também está trabalhando em uma nova arquitetura distribuída de busca bolada para tornar a busca local mais rápida, de acordo com Baeza-Yates. O plano é ter uma rede de datacenters em vários países para que buscas locais sejam lidadas mais rapidamente do que apenas em um servidor local, afirmou.

"O problema que estamos tentando resolver é também fazer as buscas globais serem rápidas, já que a latência da rede ainda é uma questão grande", admite.

A busca semântica, outra área onde buscadores vêm trabalhando, não é escalonável e rápida o suficiente para bilhões de páginas, de acordo com ele. A busca tenta aplicar o sentido da linguagem para gerar resultados mais precisos.

Embaralhar múltiplas linguagens também não é uma tarefa fácil e tudo é ainda mais difícil por que usuários não digitam normalmente com a sintaxe adequada de sua língua, explica. Para tanto, o Yahoo está tentando usar tecnologias de linguagem natural para derivar informações relacionadas com a intenção da buscar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail