Home > Notícias

HTC inicia comercialização de smartphones fabricados no Brasil

Esta é a primeira iniciativa de manufatura da empresa fora da Ásia e projeto mira exportação para América Latina

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

27/11/2007 às 14h44

HTC-P4351_150.jpg
Foto:

HTC-P4351_300A HTC (High Tech Computer Corp) formalizou nesta terça-feira (27/11) parceria com a integradora Celestica para fabricação de smartphones em Capinas (SP).  Nesta primeira fase, serão produzidos cinco modelos de telefones (que chegam ao mercado consumidor até o final do ano. Segundo o diretor executivo da HTC no Brasil, Cesar Keller, este deve ser o Natal dos smartphones e pocket PCs.

“Estamos chegando [ao País] depois de outros fabricantes então temos de proporcionar uma experiência diferente para o consumidor e nossos aparelhos são fully loaded, ou seja, trazem uma quantidade enorme de tecnologia embarcada com o objetivo de criar hábitos de utilização de novas funcionalidades rapidamente”, diz Keller.

Ao todo, a HTC vai comercializar nove smartphones, todos rodando o sistema operacional Windows Mobile. “Nossos produtos são customizados para tirar o máximo proveito da plataforma móvel da Microsoft e esta característica muito tem contribuído para a boa aceitação destes equipamentos pelo mercado corporativo”, revela Keller.

O executivo da HTC não informou o valor exato do investimento realizado no Brasil, mas revelou que a empresa aplicou, em 2007, 10 milhões de dólares na América Latina. “Nesta primeira etapa, toda a produção estará voltada para o mercado local, mas o acordo com o parceiro prevê aumento da produção para exportação para a América Latina”. O faturamento global da empresa, em 2006, foi de 3,2 bilhões de dólares.

De acordo com a IDC, foram vendidos no Brasil no primeiro trimestre do ano 95,7 mil smartphones, 140% a mais do que no mesmo período de 2006. Ainda segundo a empresa de pesquisa, o mercado mundial desses equipamentos deve totalizar 107,7 milhões de unidades vendidas até o final de dezembro, um crescimento de mais de 30% nos últimos 12 meses. “No Brasil, esta taxa será muito maior”.

Dos nove produtos que serão comercializados, os modelos P3401, S411, S621, P4351 e S711 serão fabricados pela Celestica. Os lançamentos TyTN II, P3301 e Advantage X7501 continuarão a ser importados.

Além da fabricação, a operação da HTC é toda calcada em parcerias, a começar pelo sistema operacional - a empresa hoje é a maior parceira da Microsoft na área de smartphones. A comercialização e distribuição local e na América Latina estão a cargo da Simm do Brasil, e a assistência técnica e pós-venda, sob responsabilidade de Grupo Picolli.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail