Home > Notícias

Google quer gerar eletricidade com fontes mais baratas que carvão

Projeto dá enfoque a energia solar termal avançada e tecnologias de eletricidade gerada pelo vento

Por Redação do IDG Now!

28/11/2007 às 14h41

Foto:

O Google tem uma nova iniciativa para gerar eletricidade a partir de fontes renováveis de energia, gastando menos do que geração baseada em carvão, anunciou a empresa nesta terça-feira (27/11).

Leia mais:

A RE<C dará enfoque, inicialmente, em energia solar termal avançada, tecnologias com energia gerada pelo vento e por sistemas geotermais aprimorados, entre outras.

O Google espera gastar, em 2008, dezenas de milhões com pesquisa, desenvolvimento e investimentos relacionados em energia renovável. A empresa anuncia, como parte deste processo, investimento de milhões de dólares em projetos que geram retornos positivos, como em iniciativas voltadas a veículos elétricos.

O co-fundador do Google, Larry Page, aponta que a empresa tem interesse em desenvolver outros tipos de tecnologia que tem custo competitivo e benefícios ambientais.

A expectativa do Google é gerar eletricidade com custo abaixo de produção a partir do carvão em alguns anos, o que reduziria substantivamente a emissão de gases no meio ambiente.

Entre os esforços da companhia, o Google anunciou, este ano, que pretende ser neutro em emissões de carbono até o fim deste ano.

O Google.org já está trabalhando com duas empresas que tem tecnologias de energia escaláveis, a eSolar - especializada em energia termal solar - e a Makani Power - que extrai energia de grandes altitudes de vento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail