Home > Notícias

Ministério do Planejamento anuncia programa de reciclagem de PCs

Durante 6ª Oficina para a Inclusão Digital, órgão anuncia plano para reciclar PCs da iniciativa privada

Por Redação do IDG Now!*

28/11/2007 às 15h15

Foto:

O Ministério do Planejamento anuncia ações para reciclar PCs e mapear inclusão digital durante a 6ª Oficina para a Inclusão Digital, que acontece em Salvador até a próxima quinta-feira (29/11).

Leia mais:

Nesta terça-feira (27/11), a assessora de Inclusão Digital da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Cristina Mori, apresentou o projeto Computadores para a Inclusão, que tem o objetivo de recondicionar micros doados por empresas para iniciativas de inclusão digital.

Mais do que recondicionar o hardware da máquina, no entanto, o ministério afirmou preocupação no treinamento de profissionais que saibam utilizar bem as máquinas, que estarão disponíveis com software livre.

“Se um equipamento for para a escola, e eles não souberem como mexer na máquina e aproveitar o máximo dela, provavelmente esse computador vai servir para peso de papel ou para menos coisas do que ele poderia”, explicou Cristina.

Até agora, o trabalho é feito nos Centros de Recondicionamento e Reciclagem de Computadores (CRCs) que já existem em Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS) e Gama (DF). O ministério não afirmou planos de aumentar a cadeia de reciclagem.

Antes, o secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assunção, anunciar a criação do Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid) que mapeará as iniciativas de inclusão digital no país.

Segundo Assunção, atualmente faltam números para mostrar quantas iniciativas de inclusão digital estão em andamento no Brasil. Os números poderão ajudar na integração deste projeto e na concentração de iniciativas em áreas não atendidas.

"Antes, um ministério dizia que era apoiava um número ‘x’ de projetos de inclusão, outro dizia que ajudava outros tantos. Mas, às vezes, eles estavam falando dos mesmos projetos. O observatório vai ajudar a saber qual é o número real de iniciativas existentes, sem distorções de número”, promete.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail