Home > Notícias

Sony apresenta portáteis fabricados no Brasil

Voltados para o entretenimento, modelos da linha VAIO suportam vídeo de alta definição e discos Blu-ray

René Ribeiro

28/11/2007 às 15h34

Foto:

Após um ano do lançamento da linha VAIO no Brasil, a Sony apresentou hoje os primeiros modelos com tecnologia Full HD (high definition) e fabricados no País.

Na tecnologia Full HD, um filme é gravado com 1080 linhas de resolução. Para se ter uma idéia, uma TV comum possui 520 linhas. Para reproduzir esse formato os modelos apresentam uma saída HDMI (high definition multimedia interface). É uma interface que, por meio de um único cabo, transmite vídeo e áudio, esse último em até sete canais.

Essa característica é interessante para conectar o portátil em uma TV de alta definição, por exemplo. Por enquanto são dois modelos fabricados no Brasil, pela Foxconn, empresa que produz placas para outros fabricantes também.

O modelo VGN-FZ250AE utiliza um processador Intel Core 2 Duo T7250 de 2 GHz, vem com 2 GB de RAM, chip gráfico da NVidia 8400M GT, 120 GB de disco rígido e unidade óptica gravadora de DVD-RW dual layer. As conexões oferecidas são três interfaces USB 2.0, uma firewire 400 e saídas de vídeo VGA, S-video e a HDMI. Também lê cartões de memória flash e tem um slot PC Express. O sistema operacional é o Windows Vista Premium.

O pacote de software é grande. Para manipulação de vídeo os produtos vem com VAIO Zone, Sony Click To DVD, InterVideo WinDVD, Adobe Premiere Elements 3.0, Roxio Digital Media SE. Para edição de áudio, o software é o SonicStage Mastering Studio e, para fotografia digital acompanha o Adobe Photoshop Elements 5.0. E para produtividade, o Works 9.0.

Apesar da tela ter 15,4 polegadas, foi verificado que o portátil apresenta dimensões de um modelo de 14,1 polegadas, ou seja, houve um melhor aproveitamento do espaço físico do gabinete. Seu peso é de 2,7 quilos e custa 4.999 reais.

O modelo VGN-FZ390AV apresenta as mesmas características, inclusive físicas, mas com a diferença do disco rígido, que armazena 250 GB, a unidade óptica que lê e grava discos no formato Blu-ray e, seu preço, que é de 8.999 reais. Esse preço é puxado pela unidade Blu-ray, mas a tendência é o preço cair, como acontece em qualquer tecnologia nova.

Com uma configuração dessas, os modelos da Sony são ótimos para entretenimento, aplicações pesadas e multitarefas. Ainda resta saber quando tempo a bateria leva para descarregar. A linha VAIO também é famosa pelo tempo que suas baterias sustentam o notebook ligado. Mas com essas configurações talvez o tempo não seja mais o mesmo. Esperamos ter algum modelo disponível para testes em breve.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail