Home > Notícias

Descubra por que o PC faz barulho e como deixá-lo mais silencioso

Há ruídos que não incomodam, mas há aqueles que podem deixar qualquer um maluco

Por Daniela González, da PC WORLD

30/11/2007 às 12h32

ventoinha_barulho_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

ventoinha_barulho_150Quando compramos um computador, raramente nos preocupamos com o barulho que ele pode fazer. Mas logo ficamos incomodados com os sonoros ruídos que ele emite, principalmente no verão. Não se desespere, ele não vai decolar nem explodir. Isso acontece porque o hardware aciona dispositivos instalados no sistema para diminuir o aquecimento exagerado.

Leia mais:

Um computador “saudável” não deve emitir sons com mais de 30 decibéis (ou o equivalente a uma conversa em voz baixa), a uma distância de um metro. Se ultrapassar esse limite, algo de errado pode estar acontecendo com o PC e é conveniente procurar um especialista. “Ele vai avaliar o sistema de ventilação da sua máquina e, se necessário, trocar alguns componentes”, aconselha o engenheiro de aplicações da Intel, Ricardo Torres.

Esse ruído pode ser causado por um problema específico ou pelo conjunto de sons dos componentes trabalhando. Por exemplo: o barulho da fricção mecânica dos micromotores; que movimentam os ventiladores (fans); vibração gerada pela má qualidade do chassi ou montagem imprópria; partes da bobina elétrica usadas na placa-mãe para o fornecimento de energia.

“Na maioria dos casos, as ventoinhas de refrigeração da CPU e a fonte de alimentação são as responsáveis. Outros dispositivos como HDs e CDs podem gerar ruídos característicos quando em uso”, explica Roberto Brandão, gerente de tecnologia da AMD.

“É muito comum as pessoas colocarem o gabinete em ambientes onde não há ventilação adequada, o que prejudica o bom funcionamento do PC”, complementa Torres, da Intel. A poeira também pode agir como um tipo de isolante térmico e impedir que o ar circule adequadamente, reduzindo a capacidade de resfriamento dos ventiladores internos.

Leia também:

Sofware permite conhecer a temperatura de cada núcleo do processador

Cada vez mais, os computadores tendem a fazer mais barulho, devido ao maior poder de processamento e ao maior número de transistores em um circuito integrado. Em linhas gerais, mais transistores significa maior consumo de energia e, conseqüentemente, mais calor, razão pela qual a indústria de chips vem trabalhando para mudar isso e o resultado são os processadores com mais de um núcleo. Enquanto esses dispositivos não se tornam padrão de mercado, os processadores convencionais exigem a utilização de fans mais potentes, com rotação mais veloz.

Os truques para ter um PC silencioso, de acordo com o gerente da AMD, incluem gabinetes com exaustores de grande raio. Segundo Brandão, usar ventoinhas com pás maiores, rodando a baixa rotação e instaladas no fundo do gabinete possibilitam melhor ventilação e baixo nível de ruído. Além disso, laterais desobstruídas ajudam na circulação de ar, que é uma refrigeração natural.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail