Home > Notícias

Saiba quais são os principais emissores de ruídos no PC

Procure identificar o causador do barulho e livre-se dele

Por Daniela González, da PC WORLD

30/11/2007 às 12h25

Foto:

Vários componentes do computador, por sua função, qualidade do material utilizado e até a maneira como foram montados no chassi ou placa-mãe podem gerar ruídos quando o equipamento está em uso.

Fonte de alimentação
O dispositivo responsável pela alimentação elétrica dos diversos componentes que constituem o PC costuma ser o elemento mais ruidoso do sistema, porque utiliza uma ou mais ventoinhas de elevada rotação.

Com a evolução do desempenho dos computadores, o consumo energético aumentou e exigiu a utilização de fontes de alimentação mais potentes e  que precisam de maior capacidade de refrigeração. Ou seja, ventoinhas ainda mais barulhentas.

A boa notícia é que existem modelos inteligentes de fontes de alimentação que controlam a velocidade das ventoinhas – ou “fans” – a partir de sensores de temperatura. A velocidade só aumenta à medida que temperatura sobe. Normalmente, isso só acontece depois de muito tempo com o PC ligado ou em locais sem refrigeração adequada ou mal ventilados.

A fórmula para uma ventoinha silenciosa é diretamente proporcional a seu tamanho: quanto maior ela for, maior quantidade de ar ela poderá mover em rotações mais baixas. Como rotações altas implicam mais ruído, roda a baixa velocidade tende a resultar em um equipamento mais silenciono.

Placa gráfica
Placas gráficas poderosas, como as que são utilizadas para turbinar games, precisam de ventoinhas muito eficientes ou a combinação de collers com outros dispositivos de resfriamento, como dissipadores metálicos de calor que não geram ruídos.

Se você não estiver interessado em comprar uma nova placa gráfica, avalie trocar o sistema de refrigeração do sistema como um todo. Os dissipadores térmicos de melhor qualidade e mais modernos chegam a eliminar a necessidade de ventoinhas.

Processador
Há fabricantes que já oferecem processadores com dissipadores térmicos devidamente projetados para trabalhar com o componente. No entanto, é possível instalar dissipadores ainda mais eficientes e menos barulhentos. “Quando o computador está com processamento intenso, a ventoinha emite um número altíssimo de decibéis.

Ventiladores maiores, de cerca de 12 centímetros, permitem maior vazão de ar e menor rotação” afirma Paulo Jang, gerente de produtos da Cooler Master, empresa que fabrica coolers e dissipadores.

Disco rígido
HDs mais antigos são os que costumam fazer ruído, que praticamente não existe nos modelos modernos de discos rígidos. E esse é um problema que, infelizmente não há como resolver, salvo envolvê-lo em um bom isolante acústico ou, no limite, trocar o HD por um modelo mais recente e silencioso.

Drives ópticos
Leitores e gravadores de CD e DVD são particularmente ruidosos. Mas, com exceção da troca, não há solução fácil. Mas há alguns modelos de leitor/gravador que trazem uma pequena portinhola que ajuda a abafar o barulho.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail