Home > Dicas

Assistir vídeos em PC com Linux também é fácil

Utilitários open source facilitam a reprodução de conteúdo multimídia no mundo do Pingüim

Por Cristiano Meira Magalhães, especial para PC WORLD*

30/11/2007 às 14h23

tocador_video_150.jpg
Foto:

totemPara quem imagina o Linux como sendo um sistema operacional usado somente para servidores e por hackers vai se espantar, quando tiver conhecimento que o sistema contém ótimos programas para reprodução de filmes em DVD.

Recursos do sistema operacional de código aberto permitem ainda que o usuário assista filmes no YouTube ou reproduza vídeos caseiros produzidos por câmeras digitais e até celulares.

De fato, muitos dos codecs utilizados na reprodução de vídeos não são adeptos à licença de software de código livre. Mas esse fator não impede de que codecs alternativos sejam instalados no sistema.

Para os usuários que utilizam a distribuição Ubuntu do Linux, por exemplo, existe uma ótima documentação (ainda que em inglês) que traz detalhes e orienta quem deseja instalar codecs proprietários em suas máquinas.

Leia também:

Ogg Vorbis é o 'MP3' do mundo livre

Converta músicas de CD para arquivos MP3 no Linux

mplayerCom os codecs devidamente instalados, basta escolher um dos vários programas para reprodução de DVD que existem no universo livre. Dentre tantos, podemos citar três, muito populares: Totem (acima); GXine (abaixo); e MPlayer Movie Player (ao lado).

O GXine tem um atrativo à parte: ele combina a simplicidade encontrada no Totem com a eficiência do MPlayer. Mas isso na impede que haja um grande número de usuários satisfeitos com todos esses tocadores.

Usuários do Linux que desejam ver vídeos na web, como os presentes no YouTube, precisam adicionar um plugin do Flash a seu navegador. Em sistemas Debian (Debian, Debian CDD-BR, Ubuntu, Kurumin, etc.) é necessário instalar o pacote "flashplugin-nonfree" ativando o repositório multiverse em seu arquivo /etc/apt/sources.list. Usuários de outras distribuições, podem fazer o download do plugin para Linux no próprio site da Adobe (em português).

Leia também:

Como ter a interface Aero (do Vista) no Linux

Execute aplicativos Windows no Linux

Dicas para quem vai migrar para o Linux

(*) Cristiano Meira Magalhães é engenheiro e aficionado por Linux. Para entrar em contato com ele, envie um e-mail.

gxine_400

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail